Pós-moderno

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

O pós-moderno é dominado pelo presente, que se baseia totalmente no historicismo. Ora, é justamente esse historicismo que constitui o "uniforme" da nossa realidade virtual. Mas até onde podemos falar de pós-moderno? Seria nosso momento apenas mais uma etapa da modernidade ou já vivemos e experienciamos uma nova realidade, manifestada num mundo novo? "A organização técnica da opinião mundial pelo rádio e pela imprensa, que já é levada de arrastão, é a forma de domínio propriamente dita do historicismo" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Os pensadores -- Os pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.


Ver também:


2

"O discurso pós-moderno parece sustentar que a perda da referência do humano é emancipatória, porque não mais haveria um limite moral para tolher ou comandar as ações do homem. Compreendemos que questionar tais limites é uma coisa, mas ignorar ou colaborar para sua obliteração é outra. Em outras palavras, precisamos dos limites, daquilo que é o próprio do homem, o humano, não como um atributo predicativo (que algum filósofo enunciou), mas como um cuidado coletivo, radicalmente concreto, em todas as suas esferas: da vida e das possibilidades da vida humana" (1).


Referência:
(1) COSTA, André Vinicius Lira. Pergunte ao ciborgue. (Mimeo. Pós-graduação em Poética. UFRJ/Faculdade de Letras, 2o. semestre de 2009).
Ferramentas pessoais