Floresta
De Dicionário de Poética e Pensamento
1
- A metáfora da floresta articula-se com a da clareira, mas Emmanuel Carneiro Leão (1) dá um outro encaminhamento à questão, através do verde, até despontar o núcleo da realidade, e depois passamos a ver a outra realidade, a da cidade.
- "O mistério silencioso da floresta nos envolve numa paisagem inesperada, a paisagem do verdor. É a essência da floresta que nos visita com a paixão da natividade. Um interesse originário começa a fluir em nós e esta influência nos guia para o coração da floresta, que de selva selvagem do pensamento se faz liberdade do mistério de ser e realizar-se no verdor do verde e não verde" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Heidegger e a modernidade: a correlação de sujeito e objeto". In: Aprendendo a Pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 185.
2
- "- Há uma falta de entendimento do que é uma floresta?
- - As pessoas imaginam que a floresta é constituÃda apenas por árvores. Não estamos falando de um arranjo de árvores que podem ser levadas em um caminhão como mercadoria, mas de uma galáxia de interação com a vida, repleta de humanidades. É intangÃvel. Só que é difÃcil explicar isso a alguém que nunca esteve na floresta com um povo indÃgena. É o lugar onde a vida acontece, e não uma fonte de recursos. Quando digo que a floresta é um mundo, as pessoas acham uma simplificação. Porque nunca viram a floresta. Assim como muita gente nunca viu o oceano. A compreensão da floresta como algo vivo implica num respeito que estabelece uma ética da existência, a reciprocidade com a natureza" (1).
- Referência:
- (1) KERENAK, Ailton - Ambientalista. Nossa aparente normalidade inclui uma rotina de catástrofes. Entrevista dada a William Leal Filho. In: O Globo. Caderno Sociedade, Sexta-feira, 15.11.2019, p. 28.