Realização

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 01h21min de 19 de Agosto de 2021 por Profmanuel (Discussão | contribs)

Tabela de conteúdo

1

Realização é o vir a ser da realidade no seu manifestar-se em real, ou seja, a totalidade dos entes (ta onta), dos fenômenos. Como tal, todo fenômeno é uma realização da realidade constituindo o real. Toda realização é oblíqua e dissimulada porque nela a realidade se dá e retrai, se manifesta e vela. Daí podermos falar de real e irreal, de ideal e real, porque este, em verdade, é a vigência do vigor da realidade pondo-se e depondo-se nas realizações.


- Manuel Antônio de Castro

2

Toda plenitude só é plenitude do principiar do princípio, assim como todo rio traz em sua corrente a presença da fonte. Esta ambiguidade poética é que é o tempo circular. A palavra plenitude forma-se de pleno. E esta palavra vem do latim plenus, que significa: cheio, completo, satisfeito. Porém, não podemos reduzir a plenitude a esses atributos acidentais quando se trata do ser que cada um é. Ontologicamente é uma realização plena, completa, inteira, que se dá quando, cada um naquilo que é, encontra o seu pleno e total sentido. É a sua completude. É que sentido então é sentido de ser, plena e completa realização, e não simplesmente a mera ligação às sensações e à satisfação dos sentidos. Estes não estão excluídos da plenitude e da completude, mas jamais podemos reduzi-las às meras sensações sejam sensuais, sejam estéticas, pois, neste caso, reduzir-se-ia o ontológico (Libido essendi) ao epistemológico (Libido sciendi).


- Manuel Antônio de Castro

3

“A não-ação do sábio não é a inação.
Não é estudada. Coisa alguma a abala.
O sábio é quieto porque não se altera
Não porque ele queira ser quieto”.

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“O coração do sábio está tranquilo.
É o espelho do céu e da terra.
O espelho de tudo.
É vazio, é quieto, é tranquilo, é sem-sabor
O silêncio, a não-ação: esta é a medida do céu e da terra”.

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“Assim, do vazio do sábio surge a quietude:
Da quietude, a ação. Da ação, a realização.
Da sua quietude vem sua não-ação, que é também ação
E é, portanto, sua realização.
Pois a quietude é alegria. A alegria é isenta de preocupações,
Fértil por muitos anos.
A alegria faz tudo despreocupadamente:
O silêncio e a não-ação
Eis a raiz de todas as coisas” (1).

TZU, Chuang. “Ação e não-ação”. In: MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 106.

4

"Vivemos atualmente os primeiros decênios de um novo milênio. Nossa presença neste início é de princípio, pois exige rasgar horizontes de questionamento e de abrir dimensões de interrogação. A tarefa de pensar está toda aqui, pois o pensamento é a presença incômoda e desconcertante do desconhecido no desempenho de qualquer realização; e como se trata de realidade, requer muita concentração e pouca impaciência" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O que é pensar?". Conferência proferida na Academia Brasileira de Letras, em 2017.

5

"A história da humanidade se tem movido em ciclos de vinte e cinco séculos. A cada dois milênios e meio fecha-se um ciclo. Atinge-se um clímax e instala-se um fim, mas fim no triplo sentido de término, de plenitude e de transformação. É um instante propício para outra realização do real na história dos homens, quando então poderemos vir a ser mais livremente tanto o que já fomos como o que ainda somos, mas sempre na abertura de outro horizonte, do horizonte do que seremos" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O que é pensar?". Conferência proferida na Academia Brasileira de Letras, em 2017.

6

"A palavra realização nos engana porque vamos lê-la no plano dos entes, quando ela só pode ser o que é porque é o vigorar do ser. Vejamos. Realização é todo crescer, é todo agir, é todo levar à manifestação, à transformação, ao aparecimento de algo que ainda não é. Há realização incessante e não apenas quando se vê o resultado de uma ação humana ou da natureza. Toda a realidade é contínua e permanente realização, musicalidade, onde não há apenas aparecimento, e, sim, um vigorar no sentido do ser. Realização é um contínuo e incessante agir, crescer, acontecer do sentido. Tudo está em permanente mutação, eclosão, como nos diz o verbo grego légein: por, depor, compor, dispor, propor. Acontece que nesse por, a realidade se dá enquanto seu sentido pelo vigorar na linguagem" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 317.
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