Poética

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 04h07min de 21 de Abril de 2009 por Andre Borges (Discussão | contribs)

1

"Pensar a Poética é pensar a essência do destino do homem, da verdade e do real, enquanto conhecer e não-conhecer, ser e não-ser." (1)


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Permanência e atualidade da Poética". In: Tempo Brasileiro, 171, out.-dez., 2007, p. 11.


2

"Poética: real, homem, verdade, destino, eis o âmbito de sua configuração, permanente e sempre atual. Diante da questão, se o que se faz é uma pergunta e se dá uma resposta originária, estas trazem para a experimentação e experienciação concreta a essência originária da questão da Poética." (1)


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Permanência e atualidade da Poética". In: Tempo Brasileiro, 171, out.-dez., 2007, p. 9.


3

"A Poética, enquanto o poético de toda obra poética, isto é, em sua essência originária, já é sempre permanente e atual." (1)


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Permanência e atualidade da Poética". In: Tempo Brasileiro, 171, out.-dez., 2007, p. 9.


4

"A Poética é um universal concreto que diz respeito a todas as culturas, porque diz, essencialmente, respeito ao humano do homem. E sem o humano como pensar o sentido e verdade das culturas?" (1)


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Permanência e atualidade da Poética". In: Tempo Brasileiro, 171, out.-dez., 2007, p. 12.


5

"A poética é todo e qualquer fazer que produza o encanto de transformar algo que não é no que este algo virá a ser. Ela não ouve, ela não vê, ela não sente, ela dá-se. Dá-se como tempo e espaço em que estes são suspensos, respectivamente, como cronologia e extensão, e afirmados como tempo e espaço vividos. Ela se dá como medida concreta. Como medida concreta de tempo e espaço, isto é, ser. Quando ela se dá, instaura simultaneamente tempo e espaço e, ao mesmo tempo, requisita um fazer para tudo que ela não é. Ela instaura os corpos como fazeres. Cada parte do corpo é. Essa é a magia." (1)


Referência:
(1) JARDIM, Antônio. "Apenas um convite". In: Tempo Brasileiro, 171, out.-dez., 2007, p. 5.


6

"A poética não é um fazer que traga consigo a precipitação e a estupidez imperantes a partir de simulacros que não são mais que meras desculpas para a idiotice dominante e fácil. Mera desculpa para uma conivência com as percepções preguiçosas e adormecidas. Não é esse o encontro que a poética pretende produzir. O que seria esse encontro então?
- Um fazer! Apenas um fazer em que o ser se faz simplesmente ser..." (1)


Referência:
(1) JARDIM, Antônio. "Apenas um convite". In: Tempo Brasileiro, 171, out.-dez., 2007, p. 6.


7

"Pensar então a arte enquanto Poética é pensar o 'entre'. Isto muda radicalmente o modo como se conceitua tradicionalmente a arte, dentro das mais diferentes teorias e correntes críticas. Deixar a arte ser arte é deixar o 'entre' vigorar. Por isso as artes, todas as artes, são radicalmente interdisciplinares, mas onde as disciplinas são pensadas no horizonte do 'entre'." (1)


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: Tempo Brasileiro, 164, Rio de Janeiro, 7/36, jan.-mar., 2006, p. 10.


8

"A poética é o fazer que per-forma e con-solida a unidade. A poética é a dimensão, isto é, a medida pelo desconhecido, que abre sulcos, e cria a possibilidade da harmonização entre concretos. A poética torna possível a vigência do simples e do complexo. Do sim-ples, isto é, do operar sem a dobra, sem a flexão. E do com-plexo, isto é, com a dobra, ou um dobrar com outro ou outros. A harmonia se encontra sempre fazendo a passagem desse sim- a esse com-, e desse com- a esse sim-. E a poética se situa nesse plex, nessa flexão, nessa dobra. O poético é o fazer e desfazer dessa dobra, sem que este desfazer signifique a possibilidade de restituição a uma unidade primordial. A tarefa poética: tornar o complexo simples e o simples complexo. Flexionar ambos é poética, é fazer, é produzir esse flexionamento. O fundamento desse flexionamento é memória. Na memória, vemos presente a unidade." (1)


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 82.


Ver também:

9

"A poética é o que propicia o dimensionamento pela unidade do que se conhece com o que ainda não se conhece. Nesse sentido o poético é a consolidação de uma dinâmica do memorável. A memória é, por assim dizer, aquilo que o poético é capaz de poetizar, realizar, dimensionar. O sentido só é com o memorável, não há sentido sem memória. O poético só vigora como e com a possibilidade de vigência da memória. O poético é a via da memória, do mesmo modo que a memória é a vida do poético. O poético que não é capaz de instituir memória é o poético sem movimento e sem vida, não é, portanto, poético." (1)


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 82.


10

"O que confere instância poética a qualquer arte é o que é capaz de colocá-la numa espácio-temporalidade que se configure transcendente aos estreitos limites da representação. Sua transcendência espácio-temporal se dá quando é capaz de transcender aquilo que, porventura, qualquer época lhe tenha associado representativamente" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 153.


11

"A música carrega consigo a possibilidade de instauração de uma determinada espácio-temporalidade. Esta espácio-temporalidade se constitui naquilo que entendemos por poética. A poética é, portanto a vigência, em qualquer realidade ou em qualquer realização, em qualquer espaço ou brecha no espaço, em qualquer tempo ou lapso de tempo, do que na música é música" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 155.


12

"Poética é a dimensão originária e essencial de realização de qualquer linguagem. A palavra poética se diz no grego antigo poíesis e é originada no verbo poiéo, que quer dizer produzir, fazer, construir, construir uma morada para cada um dos deuses, fazer algo de material, manufaturado como obras de arte, fazer-se causa, assim, o poietikós é aquele que é capaz de fazer, de causar" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 186.
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