Vontade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: Não há assaltante mais perigoso | : Não há assaltante mais perigoso | ||
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: Que causa a desgraça: | : Que causa a desgraça: | ||
- | : É a própria vontade [[humana]]!" (1). | + | : É a própria [[vontade]] [[humana]]!" (1). |
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: (1) MERTON, Thomas. ''A via de Chuang Tzu''. 9.e. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 174. | : (1) MERTON, Thomas. ''A via de Chuang Tzu''. 9.e. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 174. |
Edição de 22h53min de 12 de Agosto de 2017
1
- Há uma tensão essencial entre saber e querer, ou seja, vontade e razão: poíesis e lógos. Ela, como referência dupla essencial (entre poíesis e lógos, vontade e razão, ser e ente, limite e não-limite, verdade e não-verdade) se torna a questão das questões, a questão do entre-ser e da liberdade. Aqui naufraga a subjetividade e se abrem as portas para a questão de ser e mônada (ente). Toda a modernidade é o grande debate sobre a vontade e a razão (querer e saber), afirmados ôntica e epistemicamente. O caminho do tempo e da história, porque onticamente considerados, deságua hoje na memória alargada até o génos / moíra. Nesses e por esses a questão se coloca como ser e saber, onde o querer é cura do ser como realização enquanto saber. Daí a questão do mito em Narciso: por que o saber implica a morte? Assim como em Midas, o querer implica também a morte. No entre vige o mito de Prometeu, mas dimensionado pelo mito de Cura, na medida em que esse remete para o fingere. Em todos e sempre presente, a morte. Por isso Cristo, Prometeu, Narciso, Midas, Cura experienciam a Morte, a descida ao rio Léthe. O que a Morte tem a ver com o querer e o não-querer, com verdade e não-verdade? Como questão, o querer é mais complexo do que aquilo que normalmente se compreende por vontade.
2
- "O homem não escolhe nascer. Tampouco escolhe, uma vez tendo nascido, ter de morrer. O homem não escolhe estar lançado no tempo, no jogo entre a vida e a morte, a qual acontece não apenas no termo da vida, mas durante toda a existência. O homem não escolhe surgir em dada época e tradição cultural, que inclusive orientam sua percepção do que é a liberdade. Não escolhe sua língua materna. Não escolhe nascer em um tronco familiar, ter os pais que tem. O homem não escolhe o corpo que tem, nem mesmo seu próprio nome. Tudo isso já lhe foi destinado a partir do desdobramento de outros destinos, em um jogo de espelhos que remete ao infinito" (1).
- Referência:
- (1) FERRAZ, Antônio Máximo. "Liberdade". In: Convite ao pensar. Org. de Manuel Antônio de Castro e Outros. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 133.
3
- "Não existe arma mais fatal que a vontade!
- A arma mais pontiaguda
- Não lhe é comparável!
- Não há assaltante mais perigoso
- Que a Natureza (Yang e Yin).
- Apesar de que não se identifica à natureza
- Que causa a desgraça:
- É a própria vontade humana!" (1).
- Referência:
- (1) MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu. 9.e. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 174.