Quaternidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: ''Geviert'' é uma [[palavra]] alemã usada por [[Heidegger]] e formada a partir do número quatro - ''vier'' - que significa quaternidade. A [[coisa]] tem como dinâmica de [[manifestação]] quatro referentes. As [[traduções]] variam: quaternidade, quadratura, quadripartite, quaterniforme. Os quatro são: [[céu]] e [[terra]], [[mortais]] e [[imortais]]. Deles, trata [[Heidegger]] nos ensaios: "A coisa" e "Construir, habitar, pensar" (1). Essa [[relação]]/[[referência]] dá margem a muitas [[interpretações]], das quais a [[compreensão]] ou [[sentido]] se torna mais clara a partir da observação de Souza: "Falta-nos a [[proximidade]] como [[presença]] do [[ser]]; falta-nos a [[proximidade]] das [[coisas]] enquanto [[coisas]], enquanto não dominadas pela maquinação dos [[homens]]. Neste sentido, o que Walter Benjamin chama de [[aura]] equivale ao que [[Heidegger]] denomina ''das Ding''. O que é propriamente 'coisa' nos escapa, mas temos as [[referências]]: [[terra]] / [[céu]]; [[mortais]] / [[imortais]]" (2).
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: (1) In: HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis, Vozes, 2002.
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: (1) In: [[HEIDEGGER]], Martin.''' [[Ensaios]] e conferências''. Petrópolis, Vozes, 2002.'''
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: (2) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Epigênese do Pós-moderno". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', 84, Rio, jan-mar., 1986, p.43.  
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: (2) SOUZA, Ronaldes de Melo e.''' "Epigênese do [[Pós-moderno]]". In: Revista Tempo Brasileiro, 84, Rio, jan-mar., 1986, p.43.'''
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: (1) HEIDEGGER, Martin. "A coisa". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002.
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: (1) [[HEIDEGGER]], Martin.''' "A [[coisa]]". In: [[Ensaios]] e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.'''
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: (2) ______. "Construir, habitar, pensar". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002.
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: (2) ______.''' "[[Construir]], [[habitar]], [[pensar]]". In: [[Ensaios]] e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002.'''
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: (3) ______. ''A origem da obra de arte''. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.
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: (3) ______. '''A [[origem]] da [[obra de arte]]. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.'''

Edição atual tal como 19h33min de 8 de janeiro de 2025

1

"No habitar, a quadratura se resguarda à medida que leva para as coisas o seu próprio vigor de essência. As coisas elas mesmas, porém, abrigam a quadratura apenas quando deixadas como coisas em seu vigor" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Construir, habitar, pensar". In: -----. Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2001, p.131.


Ver também:
*Morar

2

Geviert é uma palavra alemã usada por Heidegger e formada a partir do número quatro - vier - que significa quaternidade. A coisa tem como dinâmica de manifestação quatro referentes. As traduções variam: quaternidade, quadratura, quadripartite, quaterniforme. Os quatro são: céu e terra, mortais e imortais. Deles, trata Heidegger nos ensaios: "A coisa" e "Construir, habitar, pensar" (1). Essa relação/referência dá margem a muitas interpretações, das quais a compreensão ou sentido se torna mais clara a partir da observação de Souza: "Falta-nos a proximidade como presença do ser; falta-nos a proximidade das coisas enquanto coisas, enquanto não dominadas pela maquinação dos homens. Neste sentido, o que Walter Benjamin chama de aura equivale ao que Heidegger denomina das Ding. O que é propriamente 'coisa' nos escapa, mas temos as referências: terra / céu; mortais / imortais" (2).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis, Vozes, 2002.
(2) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Epigênese do Pós-moderno". In: Revista Tempo Brasileiro, 84, Rio, jan-mar., 1986, p.43.


Ver também:
* Habitar

3

Esse tema é tratado no ensaio "A coisa" (1), de Martin Heidegger, onde temos: coisa - quaternidade. É tratado também no ensaio "Construir, habitar, pensar" (2), onde temos: quaternidade - coisa. Neste, não fala em mundo, mas está implícito e seria a abertura da "unidade originária". Não fala de mundo porque trata da questão do espaço do ponto de vista do lugar (lugar: ponte - coisa). Então, o Lugar é o Mundo como sentido e verdade do Ser. Assim como em A origem da obra de arte (3) o mundo está em disputa com terra, aqui o lugar está em tensão com clareira. Conferir abaixo.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A coisa". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
(2) ______. "Construir, habitar, pensar". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
(3) ______. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.
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