Iluminação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "A [[iluminação]] [[divina]], contudo, não dispensa o [[homem]] de [[ter]] um [[intelecto]] [[próprio]]: ao contrário, supõe sua [[existência]]. [[Deus]] não substitui o [[intelecto]] quando o [[homem]]  [[pensa]] o [[verdadeiro]]: a [[iluminação]] teria apenas a [[função]]  de tornar o [[intelecto]] capaz de [[pensar]] corretamente em virtude de uma [[ordem]] [[natural]] estabelecida por [[Deus]]" (1).
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Edição de 22h42min de 6 de março de 2020

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"O ser humano é uma doação da linguagem. Sempre se movendo na linguagem em sua ânsia essencial de ser o não-ser, procura incessantemente o horizonte de seu mistério e presença como escuta de sua fala. A escuta exige de nós uma entrega e caminhada, que se tornam uma travessia, um percurso de iluminação. Ela nos leva à fala da sua escuta para melhor escutá-la. É quando a palavra se torna o vigor de seu desvelamento e velamento como língua. Porque a palavra é o vigor desse " entre " que identifica e diferencia fala e silêncio, desvelamento e velamento. E assim surgem algumas das mais importantes reflexões dos pensadores " (1). O percurso de iluminação nos conduz a uma posse do sentido do que somos e recebemos para ser. Na iluminação, o sentido do ser acontece em nós. Será, portanto, um percurso ontológico e não meramente temporal ou espacial. O ontológico é o originário de todo espaço e tempo, de toda época e do mundo que lhe corresponde. Iluminação é mundo de sentido e verdade, verdade ontológica, aletheia. No e pelo ontológico o percurso como caminhada é de mergulho na memória, que a tudo preside. A iluminação provoca em nós a experienciação da sabedoria e uma caminhada de libertação. Não há iluminação sem desprendimento e recolhimento. E será uma caminhada ou travessia para a plenitude de realização do sentido do que recebemos para ser, será uma apropriação do próprio. No recolhimento apreendemos o sentido de nosso agir.


- Manuel Antônio de Castro


2

"A iluminação divina, contudo, não dispensa o homem de ter um intelecto próprio: ao contrário, supõe sua existência. Deus não substitui o intelecto quando o homem pensa o verdadeiro: a iluminação teria apenas a função de tornar o intelecto capaz de pensar corretamente em virtude de uma ordem natural estabelecida por Deus" (1).



Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser e a aparência". In: ---------. www.travessiapoetica.blogspot.com.
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