Transcendência

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o ''entre''". Revista ''Tempo Brasileiro'': Rio de Janeiro: ''Interdisciplinaridade: dimensões poéticas'', 164, jan.-mar., 2006, p. 31.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o ''entre''". Revista ''Tempo Brasileiro'': Rio de Janeiro: ''Interdisciplinaridade: dimensões poéticas'', 164, jan.-mar., 2006, p. 31.
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: "Uma vez que ele pergunta pelo [[ser]], é sinal de que não sabe totalmente o [[ser]], mas que pode e quer sabê-lo.  Significa isto que o perguntador sabe o [[ser]] como transcendendo a si mesmo (i. é, ao perguntador) e ao seu [[saber]], ou seja, o perguntador sabe da [[diferença]] ou [[transcendência]] do ser-na-sua-totalidade com respeito ao seu [[próprio]] [[ser]]" (1).
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: Referência:
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: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição de 21h29min de 22 de Junho de 2020

Tabela de conteúdo

1

"O ser humano não pode acontecer a não ser em ritos, que são a concretização de sua transcendência. Transcendência não é nenhuma representação simbólica, fora da realidade, não é uma supra-realidade" (1).
Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: --------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 220.

2

"Transcendental é, segundo o significado imediato do termo, aquilo que se refere ao transcendente, à transcendência. Transcendente é o que ultrapassa, seja nosso ato de conhecimento, enquanto tal realidade transcendente é misteriosa, seja nossa consciência, enquanto ela é imanência, seja nosso mundo como totalidade. Transcendentais são conceitos cuja universalidade ultrapassa todas as formas diferenciadas do ser e que, portanto, valem de tudo o que, de alguma forma, participa do ser" (1).


Referência:
(1) HUMMES, Frei Cláudio. Metafísica. Texto mímeo distribuído no curso "Metafísica", por ele ministrado. Dalto Filho/Imigrantes, RS, em 1963.

3

"O “entre” é uma captação prévia, ou seja, é a intuição originária, é o próprio logos, de que falamos no item anterior. Então logos é mundo enquanto sentido e verdade. E, portanto, o mundo é o “entre” do Dasein, ou seja, do Entre-ser e do ser-com ou Mit-sein. A facticidade é então a nossa condição humana de sermos Entre-ser e Ser-com. À facticidade Heidegger chamou de transcendência ou mundo" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o entre". Revista Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, 164, jan.-mar., 2006, p. 31.

4

"Uma vez que ele pergunta pelo ser, é sinal de que não sabe totalmente o ser, mas que pode e quer sabê-lo. Significa isto que o perguntador sabe o ser como transcendendo a si mesmo (i. é, ao perguntador) e ao seu saber, ou seja, o perguntador sabe da diferença ou transcendência do ser-na-sua-totalidade com respeito ao seu próprio ser" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.