Fato

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "A [[história]] tem que se repensar originariamente em seu núcleo de [[manifestação]]: o [[acontecimento]], porque o [[acontecimento]] é o [[fato]] feito [[ato]]" (1). [[Fato]] provém do [[verbo]] latino ''facere'' (fazer, [[realizar]]), cujo particípio passado é ''factum'', que originou no português a [[palavra]] [[fato]], ou seja, o já feito, o que se tornou [[realização]]. Mas não há [[realização]] sem um [[processo]] histórico do [[realizar-se]]. O [[fato]] mantém assim implicitamente uma [[dinâmica]] sem a qual não poderia tornar-se [[realização]]. Por outro lado, o seu [[sentido]] provém da inserção na dinâmica histórica. E insiste neste aspecto: dinâmica histórica, pois [[apreender]] o [[sentido]] de qualquer [[fato]] supõe uma [[sociedade]] em contínua [[transformação]] segundo o [[sentido]] da [[história]]. Isso é o [[acontecer poético]] da [[realidade]]. De imediato, esse [[sentido]] se insere mais diretamente na [[época]] da qual o [[fato]] faz parte. Em última [[instância]], a própria [[sociedade]] ou o [[social]] também depende do [[sentido]] desta [[dinâmica]] histórica no [[manifestar]] o [[sentido]] da [[realidade]]. Essa [[dinâmica]] histórica, enquanto [[sentido]] manifestando-se, encontra nas [[obras de arte]], em todas as [[artes]], o seu [[lugar]] de [[manifestação]] ou desvelamento. O [[ser humano]] não é determinado pelo [[social]], pelo contrário, encontra o seu [[sentido]] último no [[sentido]] da [[história]] enquanto o [[sentido]] da própria [[realidade]]. E é no [[ser humano]] que esse [[sentido]] acontece, podendo afirmar-se, neste [[horizonte]], que o a [[história]] (e não o [[social]] como tal) faz o [[homem]] e o [[homem]] faz a [[história]]. A esta [[dobra]] e seu [[sentido]] se pode denominar: o [[existir]] do [[ser humano]]. Sem este existir não há [[fatos]].
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: "A [[história]] tem que se repensar originariamente em seu núcleo de [[manifestação]]: o [[acontecimento]], porque o [[acontecimento]] é o [[fato]] feito [[ato]]" (1). [[Fato]] provém do [[verbo]] latino ''facere'' (fazer, [[realizar]]), cujo particípio passado é ''factum'', que originou no português a [[palavra]] [[fato]], ou seja, o já feito, o que se tornou [[realização]]. Mas não há [[realização]] sem um [[processo]] histórico do [[realizar-se]]. O [[fato]] mantém assim implicitamente uma [[dinâmica]] sem a qual não poderia tornar-se [[realização]]. Por outro lado, o seu [[sentido]] provém da inserção na dinâmica histórica. E insisto neste aspecto: dinâmica histórica, pois [[apreender]] o [[sentido]] de qualquer [[fato]] supõe uma [[sociedade]] em contínua [[transformação]] segundo o [[sentido]] da [[história]]. Isso é o [[acontecer poético]] da [[realidade]]. De imediato, esse [[sentido]] se insere mais diretamente na [[época]] da qual o [[fato]] faz parte. Em última instância, a própria [[sociedade]] ou o [[social]] também depende do [[sentido]] desta [[dinâmica]] histórica no [[manifestar]] o [[sentido]] da [[realidade]]. Essa [[dinâmica]] histórica, enquanto [[sentido]] manifestando-se, encontra nas [[obras de arte]], em todas as [[artes]], o seu [[lugar]] de [[manifestação]] ou desvelamento. O [[ser humano]] não é determinado pelo [[social]], pelo contrário, encontra o seu [[sentido]] último no [[sentido]] da [[história]] enquanto o [[sentido]] da própria [[realidade]]. E é no [[ser humano]] que esse [[sentido]] acontece, podendo afirmar-se, neste [[horizonte]], que o a [[história]] (e não o [[social]] como tal) faz o [[homem]] e o [[homem]] faz a [[história]]. A esta [[dobra]] e seu [[sentido]] se pode denominar: o [[existir]] do [[ser humano]]. Sem este [[existir]] não há [[fatos]]. O [[sentido]] acontecendo é tal [[dinâmica]] eclodindo enquanto [[linguagem]]. Daí a sua ligação profunda com as [[obras de arte]], na medida em que estas, necessariamente, são [[mundo]] enquanto a [[verdade]] da [[realidade]], do [[ser]].

Edição de 01h44min de 13 de Outubro de 2017

1

"A história tem que se repensar originariamente em seu núcleo de manifestação: o acontecimento, porque o acontecimento é o fato feito ato" (1). Fato provém do verbo latino facere (fazer, realizar), cujo particípio passado é factum, que originou no português a palavra fato, ou seja, o já feito, o que se tornou realização. Mas não há realização sem um processo histórico do realizar-se. O fato mantém assim implicitamente uma dinâmica sem a qual não poderia tornar-se realização. Por outro lado, o seu sentido provém da inserção na dinâmica histórica. E insisto neste aspecto: dinâmica histórica, pois apreender o sentido de qualquer fato supõe uma sociedade em contínua transformação segundo o sentido da história. Isso é o acontecer poético da realidade. De imediato, esse sentido se insere mais diretamente na época da qual o fato faz parte. Em última instância, a própria sociedade ou o social também depende do sentido desta dinâmica histórica no manifestar o sentido da realidade. Essa dinâmica histórica, enquanto sentido manifestando-se, encontra nas obras de arte, em todas as artes, o seu lugar de manifestação ou desvelamento. O ser humano não é determinado pelo social, pelo contrário, encontra o seu sentido último no sentido da história enquanto o sentido da própria realidade. E é no ser humano que esse sentido acontece, podendo afirmar-se, neste horizonte, que o a história (e não o social como tal) faz o homem e o homem faz a história. A esta dobra e seu sentido se pode denominar: o existir do ser humano. Sem este existir não há fatos. O sentido acontecendo é tal dinâmica eclodindo enquanto linguagem. Daí a sua ligação profunda com as obras de arte, na medida em que estas, necessariamente, são mundo enquanto a verdade da realidade, do ser.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 45.

2

Para compreender o fato devemos apreendê-lo em seu acontecer, que é o acontecer da realidade. Esta não cessa de se manifestar em fenômenos, sejam históricos, sejam naturais, sejam psíquicos ou até artísticos, enfim, sejam humanos. Fenômeno é em si um processo acontecendo, se realizando. O fato indica o resultado final do processo ou fenômeno em sua realização. Todo fato é o resultado de um fazer no sentido de acontecer de tempo e ser, ou seja, da manifestação da realidade em suas realizações. Não há fato sem o agir. Muitas vezes à totalidade dos fatos denominamos real.


- Manuel Antônio de Castro
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