Social

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Só o [[ser humano]] é social. O social não é uma opção, mas uma condição existencial essencial porque somos uns-com-os-outros. Somos essencialmente [[diálogo]]. Se a [[solidão]] pode ocorrer, isso significa que a [[proximidade]] e a [[distância]] são uma conquista. Elas não se dão por si. Isso significa também que a [[sociedade]], o grupo social, não é a justaposição de [[pessoas]].
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: Proximidade e distância não são [[entes]] abstratos. Elas só acontecem onde os [[homens]] convivem. É, pois, fundamentalmente uma [[situação]] do [[ser]] e [[estar]] um com o outro, ou seja, social. Social vem do latim ''socius'', que significa sócio, ou seja, reunião de duas ou mais pessoas. Só por [[metáfora]] se diz que outros entes vivem em sociedade. Só o [[ser humano]] é social. O social não é uma opção, mas uma condição existencial essencial porque somos uns-com-os-outros. Somos essencialmente [[diálogo]]. Se a [[solidão]] pode ocorrer, isso significa que a [[proximidade]] e a [[distância]] são uma conquista. Elas não se dão por si. Isso significa também que a [[sociedade]], o grupo social, não é a justaposição de [[pessoas]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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Edição de 15h13min de 3 de Abril de 2016

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Proximidade e distância não são entes abstratos. Elas só acontecem onde os homens convivem. É, pois, fundamentalmente uma situação do ser e estar um com o outro, ou seja, social. Social vem do latim socius, que significa sócio, ou seja, reunião de duas ou mais pessoas. Só por metáfora se diz que outros entes vivem em sociedade. Só o ser humano é social. O social não é uma opção, mas uma condição existencial essencial porque somos uns-com-os-outros. Somos essencialmente diálogo. Se a solidão pode ocorrer, isso significa que a proximidade e a distância são uma conquista. Elas não se dão por si. Isso significa também que a sociedade, o grupo social, não é a justaposição de pessoas.


- Manuel Antônio de Castro

2

O social sempre me pré-ocupou, mas não e jamais como sistema, modelo ou ideologia. Nenhuma teoria sociológica dará jamais conta do enigma que é o social, enquanto fenômeno constitutivo do humano e, portanto, da própria realidade. Assedia-me um social poético inaugural, utópico, fraternal, livre.


- Manuel Antônio de Castro


3

Todo social para ser universal concreto precisa da energia das diferenças para se tornar um real vivo e atuante, enquanto realização da realidade em sua manifestação permanente. Noutras palavras, o social é um fenômeno real da realização da realidade histórica em que o humano de todo ser humano é a energia que lhe dá corpo e o projeta em sua presença concreta para além das meras circunstâncias conjunturais. O social é o humano, o humano é o social. E a unidade de ambos perfaz o histórico em seu sentido. Que energia será essa que constitui o humano, o social e o histórico, e acontece como realização da realidade? Não temos a menor dúvida de que essa energia, que se torna a própria possibilidade do acontecer, isto é, do tempo em seu devir permanecendo, é a memória.


- Manuel Antônio de Castro
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