Interior

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
(3)
Linha 17: Linha 17:
: talvez você já tenha feito
: talvez você já tenha feito
-
: o [[trabalho]] [[externo]]
+
: o [[trabalho]] externo
: mas sua [[mente]] está precisando
: mas sua [[mente]] está precisando
: de atenção que vem de [[dentro]]
: de atenção que vem de [[dentro]]
Linha 27: Linha 27:
: Referência:  
: Referência:  
-
:  (1) KAUR, rupi. '''meu corpo / minha casa'''. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 113.
+
:  (1) KAUR, rupi. '''meu [[corpo]] / minha [[casa]]. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 113.'''

Edição de 19h53min de 16 de Dezembro de 2024

1

O jogo dialético entre o eu e o sou só é possível porque a dialética se funda numa identidade, a do eu e do sou, onde tal identidade experiência a mesma dialética com a diferença.
O importante é perceber e pensar sempre que a realidade manifestada no eu e no sou é sempre dinâmica, é verbal. Os conceitos tendem a sempre nos transmitir e mostrar conhecimentos estáticos, porém, toda a realidade, na medida em que é, e toda a realidade é, é sempre dinâmica, é sempre originária. O jogo de identidade e diferença do eu e do sou acontece na medida em que nos experienciamos sempre no horizonte de um mundo, que tanto é exterior quanto é interior, pois também o exterior e o interior vigoram no originário. Temos de estar conscientes de que jamais o conhecimento meramente racional e epistemológico dará conta de abranger e decifrar o enigma do eu e do sou, simplesmente porque vigoram no mistério.


- Manuel Antônio de Castro.

2

"Não importa se somos indígenas ou brancos, é tempo de a gente se juntar e unificar o pensamento. Vem aí a era da verdade, do amor, do equilíbrio, com a natureza ditando as regras. A solução não está fora, está dentro de nós" (1).


Referência:
(1) YAWANAWÁ, Putanny - Pajé. A cura do mundo é pela espiritualidade, e ela é coletiva. Entrevista a Maria Fortuna. In: O Globo. Segundo Caderno, Quarta-feira, 01-01-2020, p. 2.

3

talvez você já tenha feito
o trabalho externo
mas sua mente está precisando
de atenção que vem de dentro


- ouça (1)


Referência:
(1) KAUR, rupi. meu corpo / minha casa. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 113.
Ferramentas pessoais