Educar poético

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "[[Educar]] não é uma [[questão]] de [[escola]] e currículo. É uma [[questão]] de [[ser]], de [[humanizar-se]] sendo o que recebeu para [[ser]]. O [[humano]] de todos os [[homens]] é inerente a todas as [[épocas]], [[povos]] e suas [[culturas]]. Desde a eclosão do [[ser humano]] na [[vida]], há [[educar]] porque ele diz respeito à eclosão de [[mundo]], sendo indissociável da [[essência]] do [[ser humano]] e da [[verdade]] no [[acontecer]] da [[realidade]]. [[Educar]] diz respeito [[sempre]], portanto, à [[realização]] [[poética]] do [[ser humano]] enquanto vigora na [[verdade]] do [[sentido do ser]]" (1).
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: Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. '''O educar poético'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.
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: "[[Originariamente]], todo [[educar]] é [[mítico]], posteriormente se desdobrou no [[lógico]]-[[racional]]. O [[educar poético]] é [[dialético]], nada excluindo. A sua [[origem]] [[mítica]] fica bem clara na conhecida [[afirmação]] de que [[Homero]] educou a [[Grécia]], pois ele, em suas [[obras]] [[poéticas]], trata de [[mitos]]. E estes são conaturais a todos os [[povos]] e [[culturas]]. Dessa maneira, as [[formas]] [[originárias]] de [[educar]] são os [[ritos]] dos [[mitos]], daí a força das [[narrativas]] hoje e [[sempre]], porque estas dizem respeito à [[narrativa]] da [[caminhada]] [[entre]] [[vida]] e [[morte]] do [[ser humano]], em seu [[sentido]] e [[mistério]]" (1).

Edição de 22h09min de 4 de Dezembro de 2020

1

"Educar não é uma questão de escola e currículo. É uma questão de ser, de humanizar-se sendo o que recebeu para ser. O humano de todos os homens é inerente a todas as épocas, povos e suas culturas. Desde a eclosão do ser humano na vida, há educar porque ele diz respeito à eclosão de mundo, sendo indissociável da essência do ser humano e da verdade no acontecer da realidade. Educar diz respeito sempre, portanto, à realização poética do ser humano enquanto vigora na verdade do sentido do ser" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.

2

"Originariamente, todo educar é mítico, posteriormente se desdobrou no lógico-racional. O educar poético é dialético, nada excluindo. A sua origem mítica fica bem clara na conhecida afirmação de que Homero educou a Grécia, pois ele, em suas obras poéticas, trata de mitos. E estes são conaturais a todos os povos e culturas. Dessa maneira, as formas originárias de educar são os ritos dos mitos, daí a força das narrativas hoje e sempre, porque estas dizem respeito à narrativa da caminhada entre vida e morte do ser humano, em seu sentido e mistério" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.
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