Psicanálise

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 8: Linha 8:
: (1) KOEHLER, Pe. H., S.J. ''Dicionário Escolar Latino - Português''. Porto Alegre, Editora Globo, 1957, p. 543.
: (1) KOEHLER, Pe. H., S.J. ''Dicionário Escolar Latino - Português''. Porto Alegre, Editora Globo, 1957, p. 543.
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
: "Há, pois, duas [[possibilidades]], que brotam, se complementam e se integram na [[estrutura]] do [[pensar]]: o [[pensamento]] irrequieto, que calcula, e o [[pensamento]] sereno, que pensa o [[sentido]]. É da [[angústia]] deste [[pensamento]] do [[sentido]] que estamos fugindo hoje e na fuga lhe sentimos a falta. Por isso, procuramos preencher o [[vazio]] com discussões sobre [[filosofia]] e [[psicanálise]]" (1).
 +
 +
 +
: Referência:
 +
 +
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Filosofia e psicanálise". In: ------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 52.

Edição de 22h44min de 28 de Julho de 2019

1

Geralmente emprega-se a palavra numinoso quando se quer nomear algo referente ao sagrado. Numinoso origina-se da palavra latina: Numen, numinis. Tem diversos significados (1). Exemplos: ordem, vontade, permissão, vontade divina, onipotência divina, divindade, estátua de uma divindade, poder divino, inspiração divina, oráculo, majestade. Num ditado famoso fica bem evidente o poder e a vontade divinos: " Nihil sine Dei numine geritur: Nada se faz sem a vontade divina. Vontade implica poder. Porém, não podemos confundir o poder e a vontade das forças divinas com o poder e a vontade da razão humana, da consciência humana. Essa diferença é essencial para compreender todo o poder do Destino e a impotência humana diante dele. Este jamais significa uma força cega e do acaso. Acontece que o alcance do poder da vontade humana fundada na razão é impotente para alcançar o âmbito do poder e da vontade divinos. Na literatura, um exemplo clássico é o personagem Édipo, da tragédia de Sófocles: Rei Édipo. Estas observações são importantes para compreendermos o alcance e limites da psicanálise, sobretudo a freudiana, que se fundamenta no poder da razão humana somente. Por isso Jung, mais aberto ao mistério da alma humana ou psique, criará o conceito de arquétipo. Diante disso tudo, só podemos afirmar o poder das obras de arte e o seu mistério. Qualquer teoria racional que as queira abarcar, classificando-as, se torna limitada e insuficiente. Por isso, é essencial se pensar uma Poética, no lugar de uma mera Estética racional e conceitual, que se mova somente nas questões e não nos conceitos racionais.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) KOEHLER, Pe. H., S.J. Dicionário Escolar Latino - Português. Porto Alegre, Editora Globo, 1957, p. 543.


2

"Há, pois, duas possibilidades, que brotam, se complementam e se integram na estrutura do pensar: o pensamento irrequieto, que calcula, e o pensamento sereno, que pensa o sentido. É da angústia deste pensamento do sentido que estamos fugindo hoje e na fuga lhe sentimos a falta. Por isso, procuramos preencher o vazio com discussões sobre filosofia e psicanálise" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Filosofia e psicanálise". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 52.
Ferramentas pessoais