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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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: (1) HERÁCLITO. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.
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: (1) [[HERÁCLITO]].''' Fragmento 50. In: Os [[pensadores]] [[originários]] - Anaximandro, Parmênides, [[Heráclito]]. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.'''
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: "Para os egípcio, [[Um]] não é um [[número]], mas a [[essência]] do [[princípio]] fundamental do [[número]], e todos os outros [[números]] são feitos a partir dele. O [[Um]] representa a [[unidade]]: o Absoluto como [[energia]] não polarizada . O [[Um]] não é ímpar nem par, mas ambos, pois se somado a um [[número]] ímpar, transforma-se em par, e vice-versa. Por isso, ele combina os opostos do par e do ímpar, e todos os outros opostos do [[Universo]]. A [[unidade]] é uma [[consciência]] perfeita, [[eterna]] e não-diferenciada" (1).
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: (1) GADALLA, Moustafa.''' "[[Tudo]] é [[Número]]". In: ------. [[Cosmologia]] egípcia - o [[universo]] animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 30.'''
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: "[[Caminho]] para cima, para baixo, [[um]] e o [[mesmo]]" (1).
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: (1) [[HERÁCLITO]].''' Fragmento 60. In: Os [[pensadores]] [[originários]] - Anaximandro, Parmênides, [[Heráclito]]. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 73.'''
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: "O [[diálogo]] originariamente é o [[um]] concretizado no corpo-mulher de [[Céu]] e [[Terra]] e, ao mesmo tempo, se manifestando como [[multiplicidade]], o [[fundamento]] do [[social]], o [[eu]] da [[mulher]]-corpo e o filho [[criança]] que é e não é a [[mãe]]" (1).
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: Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Poético]]-[[ecologia]]". In: [[Arte]]: [[corpo]], [[mundo]] e [[terra]]. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20.'''

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Tabela de conteúdo

1

"Auscultando não a mim, mas ao Logos, é sábio concordar : tudo é um" (1). Sem dúvida nenhuma, o Logos é o sentido de tudo, pelo qual tudo se interconecta, se inter-realaciona, pois o Logos, enquanto sentido, é a linguagem que dá unidade a tudo, uma vez que a tudo perpassa. De um modo ou de outro, a realidade somente se torna realidade, isto é, unidade de tudo, na medida em que tal tornar-se da realidade é o que denominamos mundo. É por isso que sem Logos não poderia haver a verdade da realidade, ou seja, a sua manifestação ou aletheia, como apreenderam e compreenderam os gregos o que é verdade. É pelo uno que tudo é e é na medida em que o Ser é o uno.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HERÁCLITO. Fragmento 50. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.

2

"Para os egípcio, Um não é um número, mas a essência do princípio fundamental do número, e todos os outros números são feitos a partir dele. O Um representa a unidade: o Absoluto como energia não polarizada . O Um não é ímpar nem par, mas ambos, pois se somado a um número ímpar, transforma-se em par, e vice-versa. Por isso, ele combina os opostos do par e do ímpar, e todos os outros opostos do Universo. A unidade é uma consciência perfeita, eterna e não-diferenciada" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "Tudo é Número". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 30.

3

"Caminho para cima, para baixo, um e o mesmo" (1).


Referência:
(1) HERÁCLITO. Fragmento 60. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 73.

4

"O diálogo originariamente é o um concretizado no corpo-mulher de Céu e Terra e, ao mesmo tempo, se manifestando como multiplicidade, o fundamento do social, o eu da mulher-corpo e o filho criança que é e não é a mãe" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20.
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