Epistemologia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→2) |
|||
(3 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
+ | == 0 == | ||
+ | : Consulte também [[episteme]]. | ||
+ | |||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :"Não se preocupe em [[entender]]. [[Viver]] ultrapassa qualquer entendimento" (1). | + | : "Não se preocupe em [[entender]]. [[Viver]] ultrapassa qualquer entendimento" (1). |
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | : "Ao contrário do que se acredita na [[Modernidade]], o [[conhecimento]] não é uma [[criação]] da [[razão]] [[crítica]]. Sem [[Ser]] não há nem pode haver [[epistemologia]]. Seria o mesmo que tentar afirmar a [[existência]] de [[fenômenos]] sem a ''[[physis]]'' ou de [[posições]] e [[conjunturas]] sem o ''[[legein]]'', de onde surge o [[estar]] enquanto [[tempo]] e [[espaço]]. E estes sem o [[doar]]-se do [[Ser]] em [[realizações]]. Impossível. Sem [[Ser]] não há [[pôr]] e depor, não há [[estar]], não há [[limitar]], não há [[tempo]] e [[espaço]]" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser humano e seus limites". In: MONTEIRO, Maria da Conceição e Outros (org.). ''Além dos limites'' - ensaios para o século XXI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 229. | ||
+ | |||
+ | == 3 == | ||
+ | : "Dentro desta nova linha em que o racionalismo separou o pensar do ser e a filosofia já não tratava mais da realidade concreta, mas das essências possíveis enquanto possíveis, o conhecimento tinha de tal forma perdido sua radicação no ser, que foi possível separar totalmente uma ciência do ser e uma ciência dos princípios. Não se via mais claramente como e se os primeiros princípios do conhecimento são tais que valham também para o ente enquanto ente, precisamente porque estavam desarraigados daquilo que faz com que os entes sejam entes, a saber, o ser dos entes. É aqui também que entra em toda a sua agudeza o problema de como nosso conhecimento corresponde à realidade, o problema epistemológico, proveniente de um desviamento da problemática filosófica. É neste tempo que começou a ser formada uma epistemologia que procura uma solução fora do campo metafísico, justamente porque foram falsamente separados o pensar e o ser" (1). | ||
- | :Referência: | + | : Referência: |
- | :(1) | + | : (1) |
Edição atual tal como 22h14min de 15 de Junho de 2020
0
- Consulte também episteme.
1
- Referência:
- (1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.
2
- "Ao contrário do que se acredita na Modernidade, o conhecimento não é uma criação da razão crítica. Sem Ser não há nem pode haver epistemologia. Seria o mesmo que tentar afirmar a existência de fenômenos sem a physis ou de posições e conjunturas sem o legein, de onde surge o estar enquanto tempo e espaço. E estes sem o doar-se do Ser em realizações. Impossível. Sem Ser não há pôr e depor, não há estar, não há limitar, não há tempo e espaço" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser humano e seus limites". In: MONTEIRO, Maria da Conceição e Outros (org.). Além dos limites - ensaios para o século XXI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 229.
3
- "Dentro desta nova linha em que o racionalismo separou o pensar do ser e a filosofia já não tratava mais da realidade concreta, mas das essências possíveis enquanto possíveis, o conhecimento tinha de tal forma perdido sua radicação no ser, que foi possível separar totalmente uma ciência do ser e uma ciência dos princípios. Não se via mais claramente como e se os primeiros princípios do conhecimento são tais que valham também para o ente enquanto ente, precisamente porque estavam desarraigados daquilo que faz com que os entes sejam entes, a saber, o ser dos entes. É aqui também que entra em toda a sua agudeza o problema de como nosso conhecimento corresponde à realidade, o problema epistemológico, proveniente de um desviamento da problemática filosófica. É neste tempo que começou a ser formada uma epistemologia que procura uma solução fora do campo metafísico, justamente porque foram falsamente separados o pensar e o ser" (1).
- Referência:
- (1)