Epistemologia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
 
(3 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
 +
== 0 ==
 +
: Consulte também [[episteme]].
 +
== 1 ==
== 1 ==
-
:"Não se preocupe em [[entender]]. [[Viver]] ultrapassa qualquer entendimento" (1).
+
: "Não se preocupe em [[entender]]. [[Viver]] ultrapassa qualquer entendimento" (1).
 +
 
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
== 2 ==
 +
: "Ao contrário do que se acredita na [[Modernidade]], o [[conhecimento]] não é uma [[criação]] da [[razão]] [[crítica]]. Sem [[Ser]] não há nem pode haver [[epistemologia]]. Seria o mesmo que tentar afirmar a [[existência]] de [[fenômenos]] sem a ''[[physis]]'' ou de [[posições]] e [[conjunturas]] sem o ''[[legein]]'', de onde surge o [[estar]] enquanto [[tempo]] e [[espaço]]. E estes sem o [[doar]]-se do [[Ser]] em [[realizações]]. Impossível. Sem [[Ser]] não há [[pôr]] e depor, não há [[estar]], não há [[limitar]], não há [[tempo]] e [[espaço]]" (1).
 +
 
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser humano e seus limites". In: MONTEIRO, Maria da Conceição e Outros (org.). ''Além dos limites'' - ensaios para o século XXI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 229.
 +
 
 +
== 3 ==
 +
: "Dentro desta nova linha em que o racionalismo separou o pensar do ser e a filosofia já não tratava mais da realidade concreta, mas das essências possíveis enquanto possíveis, o conhecimento tinha de tal forma perdido sua radicação no ser, que foi possível separar totalmente uma ciência do ser e uma ciência dos princípios. Não se via mais claramente como e se os primeiros princípios do conhecimento são tais que valham também para o ente enquanto ente, precisamente porque estavam desarraigados daquilo que faz com que os entes sejam entes, a saber, o ser dos entes.  É aqui também que entra em toda a sua agudeza o problema de como nosso conhecimento corresponde à realidade, o problema epistemológico, proveniente de um desviamento da problemática filosófica.  É neste tempo que começou a ser formada uma epistemologia que procura uma solução fora do campo metafísico, justamente porque foram falsamente separados o pensar e o ser" (1).
-
:Referência:  
+
: Referência:
-
:(1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.
+
: (1)

Edição atual tal como 22h14min de 15 de Junho de 2020

0

Consulte também episteme.

1

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento" (1).


Referência:
(1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.


2

"Ao contrário do que se acredita na Modernidade, o conhecimento não é uma criação da razão crítica. Sem Ser não há nem pode haver epistemologia. Seria o mesmo que tentar afirmar a existência de fenômenos sem a physis ou de posições e conjunturas sem o legein, de onde surge o estar enquanto tempo e espaço. E estes sem o doar-se do Ser em realizações. Impossível. Sem Ser não há pôr e depor, não há estar, não há limitar, não há tempo e espaço" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser humano e seus limites". In: MONTEIRO, Maria da Conceição e Outros (org.). Além dos limites - ensaios para o século XXI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 229.

3

"Dentro desta nova linha em que o racionalismo separou o pensar do ser e a filosofia já não tratava mais da realidade concreta, mas das essências possíveis enquanto possíveis, o conhecimento tinha de tal forma perdido sua radicação no ser, que foi possível separar totalmente uma ciência do ser e uma ciência dos princípios. Não se via mais claramente como e se os primeiros princípios do conhecimento são tais que valham também para o ente enquanto ente, precisamente porque estavam desarraigados daquilo que faz com que os entes sejam entes, a saber, o ser dos entes. É aqui também que entra em toda a sua agudeza o problema de como nosso conhecimento corresponde à realidade, o problema epistemológico, proveniente de um desviamento da problemática filosófica. É neste tempo que começou a ser formada uma epistemologia que procura uma solução fora do campo metafísico, justamente porque foram falsamente separados o pensar e o ser" (1).


Referência:
(1)
Ferramentas pessoais