Ansiedade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(3)
(5)
 
(6 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "Para mim o [[ser humano]] é uma tremenda [[criação]]...Um [[pensamento]] inconcebível. No [[ser humano]] existe [[tudo]], do mais elevado até o mais baixo. O [[homem]] é a [[imagem]] de [[Deus]] e [[Deus]] existe em [[tudo]]. E assim o [[ser humano]] foi criado, mas também os [[demônios]], os [[santos]], os [[profetas]], os [[artistas]], os iconoclastas. Tudo existe lado a lado. É como se fossem desenhos gigantes mudando o [[tempo]] inteiro. Da mesma maneira devem [[existir]] inúmeras [[realidades]]. Não apenas a [[realidade]] que percebemos com nossas obtusas [[sensibilidades]], mas um tumulto de [[realidades]] arqueando-se uma em cima da outra, por dentro e por fora. É só o [[medo]] e o [[puritanismo]] que nos levam a [[acreditar]] em [[limites]]. Não existem [[limites]], nem para [[pensamentos]], nem para [[sentimentos]]. A [[ansiedade]] é que estabelece [[limites]]" (1).
+
: "Para mim o [[ser humano]] é uma tremenda [[criação]]...Um [[pensamento]] inconcebível. No [[ser humano]] existe [[tudo]], do mais elevado até o mais baixo. O [[homem]] é a [[imagem]] de [[Deus]] e [[Deus]] existe em [[tudo]]. E assim o [[ser humano]] foi criado, mas também os [[demônios]], os [[santos]], os [[profetas]], os [[artistas]], os iconoclastas. Tudo existe lado a lado. É como se fossem desenhos gigantes mudando o [[tempo]] inteiro. Da mesma maneira devem [[existir]] inúmeras [[realidades]]. Não apenas a [[realidade]] que percebemos com nossas obtusas sensibilidades, mas um tumulto de [[realidades]] arqueando-se uma em cima da outra, por dentro e por fora. É só o [[medo]] e o puritanismo que nos levam a [[acreditar]] em [[limites]]. Não existem [[limites]], nem para [[pensamentos]], nem para [[sentimentos]]. A [[ansiedade]] é que estabelece [[limites]]" (1).
: Referência:
: Referência:
-
: (1) BERGMAN, Ingmar. '''Sonata de outono'''. Fala da personagem Eva.
+
: (1) BERGMAN, Ingmar. '''Sonata de outono. Fala da [[personagem]] Eva.'''
== 2 ==
== 2 ==
Linha 13: Linha 13:
: Referência:
: Referência:
-
: (1) [[HEIDEGGER]], Martin. "Quem é o Zaratustra de Nietzsche". Trad. Gilvan Fogel. In: ------. '''Ensaios e conferências. Petrópolis / RJ: Vozes, 2002''', p. 93.
+
: (1) [[HEIDEGGER]], Martin.''' "Quem é o Zaratustra de Nietzsche". Trad. Gilvan Fogel. In: ------. [[Ensaios]] e conferências. Petrópolis / RJ: Vozes, 2002, p. 93.'''
== 3 ==
== 3 ==
Linha 23: Linha 23:
: - [[Manuel Antônio de Castro]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]].
-
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Amar]] e [[ser]]". In: ---. '''Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011''', 307.
+
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Amar]] e [[ser]]". In: ---. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, 307.'''
== 4 ==
== 4 ==
Linha 32: Linha 32:
: Referência:  
: Referência:  
-
: (1) KAUR, rupi. '''meu corpo / minha casa'''. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 19.
+
: (1) KAUR, rupi. '''meu [[corpo]] / minha [[casa]]. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 19.'''
== 5 ==
== 5 ==
-
: Podemos caracterizar a [[ansiedade]] como: [[ânsia]], [[aflição]], [[angústia]], perturbação do [[espírito]] causada pela [[incerteza]], relação com qualquer [[contexto]] de [[perigo]] etc.
+
: ''' Podemos caracterizar a [[ansiedade]] como: [[ânsia]], aflição, [[angústia]], perturbação do [[espírito]] causada pela [[incerteza]], relação com qualquer [[contexto]] de [[perigo]] etc.'''
: - [[Manuel Antônio de Castro]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]].

Edição atual tal como 20h47min de 15 de janeiro de 2025

Tabela de conteúdo

1

"Para mim o ser humano é uma tremenda criação...Um pensamento inconcebível. No ser humano existe tudo, do mais elevado até o mais baixo. O homem é a imagem de Deus e Deus existe em tudo. E assim o ser humano foi criado, mas também os demônios, os santos, os profetas, os artistas, os iconoclastas. Tudo existe lado a lado. É como se fossem desenhos gigantes mudando o tempo inteiro. Da mesma maneira devem existir inúmeras realidades. Não apenas a realidade que percebemos com nossas obtusas sensibilidades, mas um tumulto de realidades arqueando-se uma em cima da outra, por dentro e por fora. É só o medo e o puritanismo que nos levam a acreditar em limites. Não existem limites, nem para pensamentos, nem para sentimentos. A ansiedade é que estabelece limites" (1).


Referência:
(1) BERGMAN, Ingmar. Sonata de outono. Fala da personagem Eva.

2

"O anseio é a dor da proximidade do distante" (1)


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Quem é o Zaratustra de Nietzsche". Trad. Gilvan Fogel. In: ------. Ensaios e conferências. Petrópolis / RJ: Vozes, 2002, p. 93.

3

"Jamais a proximidade será a realização de todas as possibilidades. Nunca haverá uma anulação da distância nem uma plenitude total na proximidade, simplesmente porque é impossível tanto a distância total quanto a proximidade total" (1).
Daí surge a angústia e a ansiedade.


- Manuel Antônio de Castro.
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: ---. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, 307.

4

eu nunca tinha visto nada que anunciasse
um estrondo tão silencioso quanto a ansiedade


Referência:
(1) KAUR, rupi. meu corpo / minha casa. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 19.

5

Podemos caracterizar a ansiedade como: ânsia, aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo etc.


- Manuel Antônio de Castro.
Ferramentas pessoais