Publicidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''[[Linguagem]]: nosso maior [[bem]]. Série Aulas [[Inaugurais]]. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 18.'''
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: "A [[publicidade]] é uma [[atividade]] profissional dedicada à difusão [[pública]] de empresas, [[produtos]] ou serviços. Pode ser qualificada como uma "propaganda comercial". É a [[divulgação]] de [[produtos]], serviços, e [[ideias]] junto ao [[público]], tendo, em vista, induzi-lo a uma [[atitude]] dinâmica favorável. Nesse [[sentido]] geral, a [[publicidade]] é parte da [[técnica]] de [[comunicação]]. Em [[sentido]] estrito, tem um caráter comercial e, então, é [[parte]] de um todo que se chama mercadologia, que abarca o conjunto de meios adotados para levar o [[produto]] ou serviço ao consumidor. É qualquer [[forma]] paga de apresentação não [[pessoal]] e promoção de [[ideias]], bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos ''mass media''. A [[publicidade]] ajuda a identificar o significado e o papel dos [[produtos]], fornecendo [[informação]] sobre marcas, companhias e organizações" (1).
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: "A [[publicidade]] é uma [[atividade]] profissional dedicada à difusão [[pública]] de empresas, [[produtos]] ou serviços. Pode ser qualificada como uma "propaganda comercial". É a divulgação de [[produtos]], serviços, e [[ideias]] junto ao [[público]], tendo, em vista, induzi-lo a uma [[atitude]] dinâmica favorável. Nesse [[sentido]] geral, a [[publicidade]] é parte da [[técnica]] de [[comunicação]]. Em [[sentido]] estrito, tem um caráter comercial e, então, é [[parte]] de um todo que se chama mercadologia, que abarca o conjunto de meios adotados para levar o [[produto]] ou serviço ao consumidor. É qualquer [[forma]] paga de apresentação não [[pessoal]] e promoção de [[ideias]], bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos ''mass media''. A [[publicidade]] ajuda a identificar o significado e o papel dos [[produtos]], fornecendo [[informação]] sobre marcas, companhias e organizações" (1).
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: (1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Metamorfose da narrativa". In: ---: '''Tempos de metamorfose'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 78.
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: "Embora muita [[gente]] ainda confunda as duas [[publicidade]] e [[propaganda]] são [[coisas]] bem [[diferentes]]. Enquanto a [[publicidade]] diz o que as [[pessoas]] devem comprar, a [[propaganda]] diz o que as [[pessoas]] devem [[pensar]]" (1).
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: (1) SERPA, Marcello. "Tik Tok contra bombas e tanques". ''Artigo'' publicado em '''O Globo''', na seção ''Opinião'', p. 3, ''Primeiro Caderno'', segunda-feira,18-04-2022.

Edição atual tal como 21h00min de 22 de março de 2025

Tabela de conteúdo

1

"Na realidade, a gramática está estreitamente ligada à retórica e esta se guiava por interesses econômicos e formais, fazendo do logos humano o seu fundamento e interpretando a linguagem como língua, tornando-se esta um instrumento político de tomada do poder e de convencimento das mentes dos cidadãos. É a publicidade de hoje" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Linguagem: nosso maior bem. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 18.

2

"A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. Pode ser qualificada como uma "propaganda comercial". É a divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo, em vista, induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama mercadologia, que abarca o conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor. É qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos mass media. A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações" (1).


Referência:
(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade

3

"A publicidade, originalmente discurso somente político, se une a outro meio de representação e mediação: o capital, e introduz na informação a sua noção de valor de troca, fundado nos mecanismos do mercado. A informação estética passa a ser regida pela publicidade, a serviço do mercado, e o valor de mercado, revestido da forma estética, passa a ser visto e apreciado como belo estético" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Metamorfose da narrativa". In: ---: Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 78.

4

"Embora muita gente ainda confunda as duas publicidade e propaganda são coisas bem diferentes. Enquanto a publicidade diz o que as pessoas devem comprar, a propaganda diz o que as pessoas devem pensar" (1).


Referência:
(1) SERPA, Marcello. "Tik Tok contra bombas e tanques". Artigo publicado em O Globo, na seção Opinião, p. 3, Primeiro Caderno, segunda-feira,18-04-2022.
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