Educação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "A [[palavra]] "''bilden''" formar-se, significa, por um lado, propor e prescrever um [[modelo]]. Por outro, desenvolver e [[transformar]] disposições previamente dadas. A [[formação]] apresenta ao [[homem]] um [[modelo]] para servir de parâmetro à sua [[ação]] e omissão. Toda [[formação]] necessita de um [[paradigma]] previamente estabelecido e um [[ideal]] comum de [[formação]] e garantir-lhe o domínio pressupõe uma [[situação]] inquestionável e estável em todos os [[sentidos]]. Esta pressuposição, por sua vez, há de se [[fundar]] por uma [[fé]] no [[poder]] irresistível de uma [[razão]] imutável e seus [[princípios]]. O [[pensamento]] do [[sentido]], ao invés, nos põe a [[caminho]] do [[lugar]] de nossa [[morada]]" (1).  
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: Vemos nitidamente o que é uma [[educação]] [[originária]], a do [[pensamento]], e a formal, segundo [[modelos]] prévios. Na [[Modernidade]], [[época]] das [[visões de mundo]], predomina a [[educação]] [[formal]], [[paradigmática]]. Porém, a [[realidade]] não cabe em [[paradigmas]] nem a [[educação]] [[formal]] pode dar conta do [[real]].
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: Vemos nitidamente o que é uma [[educação]] [[originária]], a do [[pensamento]], e a formal, segundo [[modelos]] prévios. Na [[Modernidade]], [[época]] das visões de mundo, predomina a [[educação]] [[formal]], [[paradigmática]]. Porém, a [[realidade]] não cabe em [[paradigmas]] nem a [[educação]] [[formal]] pode dar conta do [[real]].
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: (1) [[HEIDEGGER]], Martin. [[Ciência]] e [[pensamento]] do [[sentido]]. In: --------. '''Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002''', p. 58.
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: (1) [[HEIDEGGER]], Martin.''' [[Ciência]] e [[pensamento]] do [[sentido]]. In: --------. [[Ensaios]] e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58.'''
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 101.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Fundar]] e [[fundamentar]]". In: ------. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 101.'''
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: "Disto podemos concluir também que quanto mais se [[desenvolver]] no [[homem]] a capacidade de [[perguntar]], mais [[humano]] ele se torna, mais ele se realiza como [[homem]], mais ele se humaniza" (1).
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: "Disto podemos concluir também que quanto mais se desenvolver no [[homem]] a capacidade de [[perguntar]], mais [[humano]] ele se torna, mais ele se realiza como [[homem]], mais ele se humaniza" (1).
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: (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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: (1) [[HUMMES]], o.f.m. Frei Cláudio. '''Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado    Cardeal.
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: (1) : CASTRO, Manuel Antônio de. “O mito de Midas da morte ou do ser feliz”. In: ------. ‘’Arte: o humano e o destino’’. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 186.
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: (1) : CASTRO, Manuel Antônio de.''' “O [[mito]] de [[Midas]] da [[morte]] ou do [[ser]] [[feliz]]”. In: ------. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 186.'''

Edição atual tal como 21h34min de 14 de março de 2025

Tabela de conteúdo

1

"A palavra "bilden" formar-se, significa, por um lado, propor e prescrever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de parâmetro à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um paradigma previamente estabelecido e um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio pressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por sua vez, há de se fundar por uma no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios. O pensamento do sentido, ao invés, nos põe a caminho do lugar de nossa morada" (1).
Vemos nitidamente o que é uma educação originária, a do pensamento, e a formal, segundo modelos prévios. Na Modernidade, época das visões de mundo, predomina a educação formal, paradigmática. Porém, a realidade não cabe em paradigmas nem a educação formal pode dar conta do real.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ciência e pensamento do sentido. In: --------. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58.

2

"Por formação completa entendamos então: uma educação em que o sentido da realidade e do ser humano sejam tão importantes quanto qualquer educação técnico-funcional" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 101.

3

"Disto podemos concluir também que quanto mais se desenvolver no homem a capacidade de perguntar, mais humano ele se torna, mais ele se realiza como homem, mais ele se humaniza" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

4

"O que falta hoje em uma educação integral? Ousamos dizer e proclamar: uma educação para o sentido da morte. Em um tom mais ameno e que diz o mesmo: uma educação para ser feliz. É isso possível? É" (1).


Referência:
(1) : CASTRO, Manuel Antônio de. “O mito de Midas da morte ou do ser feliz”. In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 186.
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