Yin
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : (1) OSHO. "A síntese suprema". In: ----. '''Tao''', trad. Leonardo Freire. São Paulo: Cultrix, 2014, 12. | ||
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- | : A [[filosofia]] chinesa parte de um [[princípio]] que a [[tudo]] origina: ''[[Qi]]'' (grafado também como: ''[[Ki]]'', ''[[Chi]]''). De maneira muito especial se manifesta nos [[seres]] [[vivos]], especialmente no [[ser humano]], no qual se faz [[presente]] de maneira muito complexa. Enfim, [[tudo]] [[é]] ''[[Qi]]''. É no [[horizonte]] do [[vigorar]] deste [[princípio]] que se pensa o [[corpo]] no [[pensamento]] | + | : A [[filosofia]] chinesa parte de um [[princípio]] que a [[tudo]] origina: ''[[Qi]]'' (grafado também como: ''[[Ki]]'', ''[[Chi]]''). De maneira muito especial se manifesta nos [[seres]] [[vivos]], especialmente no [[ser humano]], no qual se faz [[presente]] de maneira muito complexa. Enfim, [[tudo]] [[é]] ''[[Qi]]''. É no [[horizonte]] do [[vigorar]] deste [[princípio]] que se pensa o [[corpo]] no [[pensamento]] chinês. Ele é composto de outros dois [[princípios]], opostos, mas não [[dicotômicos]] nem excludentes, pois sempre convergentes e divergentes, pelos quais acontece toda [[diferenciação]], na [[procura]] (''[[tao]]'') inesgotável da [[harmonia]]: [[Yin]] e [[Yan]] (também se grafa [[Ying]] e [[Yang]]). As [[traduções]] mais correntes são: [[luz]] e [[escuridão]]; [[masculino]] e [[feminino]]. É [[impossível]] a [[existência]] de um sem o [[outro]]. De algum modo, cada [[ser]], cada [[ser humano]] é partícipe de ambos, embora em cada [[ser]] um ou outro predomine. |
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+ | : "Na [[cultura]] chinesa, sem partir de [[dicotomias]], a [[energia]] que flui em nosso [[corpo]] e o constitui como um todo na [[unidade]] de suas [[partes]], é proveniente de cinco [[fontes]] de [[energia]] interligadas [[essencialmente]] através dos cinco [[elementos]], na [[disputa]] (''[[polemos]]'', dizem os [[gregos]]) [[entre]] [[Yin]] e [[Yan]]. Os cinco [[elementos]] são: [[Fogo]], [[Terra]], Metal, [[Água]], Madeira ([[matéria]]). E as [[energias]] são: 1a. [[ancestral]]; 2a. dos alimentos; 3a. do [[ar]]; 4a. do [[cosmo]] / meio ambiente; 5a. das [[relações]] [[afetivas]]" (1). | ||
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Filosofia]] e o [[pensamento]] do [[corpo]]". In: [[Desdobramentos]] do [[corpo]] no século XXI. MONTEIRO, Maria Conceição & GIUCCI, Guilhermo (orgs.). Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Caetés, 2016, p. 23.''' |
Edição atual tal como 20h19min de 29 de janeiro de 2025
1
- "Primeiro, o princípio do yin, o princípio da feminilidade, é como uma escada entre o inferno e o paraíso. Você pode ir ao inferno por ela e pode ir ao paraíso por ela; a direção será diferente; a direção será diferente, mas a escada é a mesma" (1).
- Referência:
- (1) OSHO. "A síntese suprema". In: ----. Tao, trad. Leonardo Freire. São Paulo: Cultrix, 2014, 12.
2
- A filosofia chinesa parte de um princípio que a tudo origina: Qi (grafado também como: Ki, Chi). De maneira muito especial se manifesta nos seres vivos, especialmente no ser humano, no qual se faz presente de maneira muito complexa. Enfim, tudo é Qi. É no horizonte do vigorar deste princípio que se pensa o corpo no pensamento chinês. Ele é composto de outros dois princípios, opostos, mas não dicotômicos nem excludentes, pois sempre convergentes e divergentes, pelos quais acontece toda diferenciação, na procura (tao) inesgotável da harmonia: Yin e Yan (também se grafa Ying e Yang). As traduções mais correntes são: luz e escuridão; masculino e feminino. É impossível a existência de um sem o outro. De algum modo, cada ser, cada ser humano é partícipe de ambos, embora em cada ser um ou outro predomine.
3
- "Na cultura chinesa, sem partir de dicotomias, a energia que flui em nosso corpo e o constitui como um todo na unidade de suas partes, é proveniente de cinco fontes de energia interligadas essencialmente através dos cinco elementos, na disputa (polemos, dizem os gregos) entre Yin e Yan. Os cinco elementos são: Fogo, Terra, Metal, Água, Madeira (matéria). E as energias são: 1a. ancestral; 2a. dos alimentos; 3a. do ar; 4a. do cosmo / meio ambiente; 5a. das relações afetivas" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Filosofia e o pensamento do corpo". In: Desdobramentos do corpo no século XXI. MONTEIRO, Maria Conceição & GIUCCI, Guilhermo (orgs.). Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Caetés, 2016, p. 23.