Epistemologia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Dentro desta nova linha em que o racionalismo separou o [[pensar]] do [[ser]] e a [[filosofia]] já não tratava mais da [[realidade]] concreta, mas das essências possíveis enquanto possíveis, o [[conhecimento]] tinha de tal forma perdido sua radicação no ser, que foi possível separar totalmente uma ciência do ser e uma ciência dos princípios. Não se via mais claramente como e se os primeiros princípios do conhecimento são tais que valham também para o ente enquanto ente, precisamente porque estavam desarraigados daquilo que faz com que os entes sejam entes, a saber, o ser dos entes.  É aqui também que entra em toda a sua agudeza o problema de como nosso [[conhecimento]] corresponde à [[realidade]], o problema epistemológico, proveniente de um desviamento da problemática filosófica.  É neste tempo que começou a ser formada uma [[epistemologia]] que procura uma solução fora do campo metafísico, justamente porque foram falsamente separados o [[pensar]] e o [[ser]].
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: Manuel Antônio de Castro.
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Edição atual tal como 22h24min de 21 de janeiro de 2025

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Consulte também episteme.

1

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento" (1).


Referência:
(1) LISPECTOR, Clarice. Texto publicado numa montagem artística de fotos com textos de Clarice, sem indicação da fonte.

2

"Ao contrário do que se acredita na Modernidade, o conhecimento não é uma criação da razão crítica. Sem Ser não há nem pode haver epistemologia. Seria o mesmo que tentar afirmar a existência de fenômenos sem a physis ou de posições e conjunturas sem o legein, de onde surge o estar enquanto tempo e espaço. E estes sem o doar-se do Ser em realizações. Impossível. Sem Ser não há pôr e depor, não há estar, não há limitar, não há tempo e espaço" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser humano e seus limites". In: MONTEIRO, Maria da Conceição e Outros (org.). Além dos limites - ensaios para o século XXI. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 229.

3

Dentro desta nova linha em que o racionalismo separou o pensar do ser e a filosofia já não tratava mais da realidade concreta, mas das essências possíveis enquanto possíveis, o conhecimento tinha de tal forma perdido sua radicação no ser, que foi possível separar totalmente uma ciência do ser e uma ciência dos princípios. Não se via mais claramente como e se os primeiros princípios do conhecimento são tais que valham também para o ente enquanto ente, precisamente porque estavam desarraigados daquilo que faz com que os entes sejam entes, a saber, o ser dos entes. É aqui também que entra em toda a sua agudeza o problema de como nosso conhecimento corresponde à realidade, o problema epistemológico, proveniente de um desviamento da problemática filosófica. É neste tempo que começou a ser formada uma epistemologia que procura uma solução fora do campo metafísico, justamente porque foram falsamente separados o pensar e o ser.


Manuel Antônio de Castro.
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