Disciplina
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Obra]] de [[arte]], [[vocabulário]] e [[mundo]]". In: ------------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 241.''' |
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- | : "E é certamente nas sinalizações e [[caminhos]] [[éticos]] das [[Poéticas das obras]] que devemos | + | : "E é certamente nas sinalizações e [[caminhos]] [[éticos]] das [[Poéticas]] das [[obras]] que devemos [[procurar]] os [[caminhos]] que elas já desde sempre sinalizam. Claro que não com [[atitudes]] [[disciplinares]] (os das [[disciplinas]]) e classificatórias, mas com [[questionamento]], [[escuta]], diversidade e [[diálogo]]" (1). |
- | [[procurar]] os [[caminhos]] que elas já desde sempre sinalizam. Claro que não com [[atitudes]] [[disciplinares]] (os das [[disciplinas]]) e classificatórias, mas com [[questionamento]], [[escuta]], diversidade e [[diálogo]]" (1). | + | |
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Apresentação". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "Apresentação". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). [[Arte]]: [[corpo]], [[mundo]] e [[terra]]. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 13.''' |
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+ | : A [[prática]] vai levar a [[metáfora]] do [[relógio]]/[[tempo]] para todas as esferas da [[realidade]]/[[natureza]]. Temos de ficar atentos às reduções que se vão operando. A mais complexa é aí o abandono da preocupação [[ontológica]] com ''o que é'' e o foco único ''no como é'', mas não mais relacionado a ''o que é''. Agora ''o como é'' diz respeito a ''o como se conhece''. É este em última [[instância]] que determina [[tudo]], pois [[tudo]] será [[objeto]] do [[conhecimento]] que se torna o [[verdadeiro]] [[sujeito]], o [[verdadeiro]] ''[[criador]]''. E vamos ter as seguintes reduções: | ||
+ | : ''[[Ente]] > [[obra]] > [[relógio]]/[[organismo]]>[[corpo]]''. Por isso não se fala mais em [[ente]] nem em [[obra]] nem em [[corpo]], mas se falará sempre e para [[tudo]] em [[objeto]]. No lugar da ''[[Ontologia]]'' vamos ter na [[Modernidade]] a ''[[Epistemologia]]''. E no lugar da ''[[Poética]]'' vamos ter a ''[[Estética]]''. E cada [[objeto]]/[[corpo]]/máquina/[[organismo]] é [[objeto]] de um [[conhecimento]], submetido à [[razão]] [[crítica]], que [[fundamenta]] ''o como se conhece''. Surgem as [[disciplinas]] e seus [[objetos]] de [[conhecimento]]. Isso tanto no plano [[singular]] quanto no plano das [[entidades]] [[coletivas]], como o [[Estado]], a [[Sociedade]], as [[Épocas]]. Daí a [[história]] [[estar]] submetida [[radicalmente]] à [[cronologia]]. Aliás, [[tudo]] ficará submetido à [[cronologia]]/[[tempo]]. [[Conhecer]] a partir do [[tempo]]/[[cronologia]] é uma [[questão]] de [[medição]]/[[cálculo]]. No fundo, [[tudo]] estará submetido ao [[tempo]]. Mas este passa a [[ser]] ''o que é acessível à [[medição]]/[[cálculo]]''. Disso se encarregam as [[diferentes]] [[disciplinas]] que para tal são criadas. Porém, o [[princípio]] de [[medição]] que dará o [[verdadeiro]] [[conhecimento]] será o efetuado a partir do que se opera pela [[matemática]], base de todo cálculo, a [[possibilidade]] de [[aprender]] e [[ser]] [[ensinado]]. | ||
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Edição atual tal como 01h19min de 21 de janeiro de 2025
1
- "A cada saber disciplinar corresponderá um vocabulário e sua verdade será a verdade do seu paradigma. Este é o universal reduzido a uma representação teórica e conceitual" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 241.
2
- "E é certamente nas sinalizações e caminhos éticos das Poéticas das obras que devemos procurar os caminhos que elas já desde sempre sinalizam. Claro que não com atitudes disciplinares (os das disciplinas) e classificatórias, mas com questionamento, escuta, diversidade e diálogo" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Apresentação". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 13.
3
- A prática vai levar a metáfora do relógio/tempo para todas as esferas da realidade/natureza. Temos de ficar atentos às reduções que se vão operando. A mais complexa é aí o abandono da preocupação ontológica com o que é e o foco único no como é, mas não mais relacionado a o que é. Agora o como é diz respeito a o como se conhece. É este em última instância que determina tudo, pois tudo será objeto do conhecimento que se torna o verdadeiro sujeito, o verdadeiro criador. E vamos ter as seguintes reduções:
- Ente > obra > relógio/organismo>corpo. Por isso não se fala mais em ente nem em obra nem em corpo, mas se falará sempre e para tudo em objeto. No lugar da Ontologia vamos ter na Modernidade a Epistemologia. E no lugar da Poética vamos ter a Estética. E cada objeto/corpo/máquina/organismo é objeto de um conhecimento, submetido à razão crítica, que fundamenta o como se conhece. Surgem as disciplinas e seus objetos de conhecimento. Isso tanto no plano singular quanto no plano das entidades coletivas, como o Estado, a Sociedade, as Épocas. Daí a história estar submetida radicalmente à cronologia. Aliás, tudo ficará submetido à cronologia/tempo. Conhecer a partir do tempo/cronologia é uma questão de medição/cálculo. No fundo, tudo estará submetido ao tempo. Mas este passa a ser o que é acessível à medição/cálculo. Disso se encarregam as diferentes disciplinas que para tal são criadas. Porém, o princípio de medição que dará o verdadeiro conhecimento será o efetuado a partir do que se opera pela matemática, base de todo cálculo, a possibilidade de aprender e ser ensinado.