Intelecto
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: Sem dúvida nenhuma hoje teríamos que diferenciar além de [[intelecto]], [[razão]] e [[conhecimento]], também [[conhecimento]], [[intuição]] e [[emoção]]. O enigmático é que tudo isto era dito em grego pela [[palavra]] ''[[logos]]''. Por isso Heráclito será o grande [[pensador]] do ''[[logos]]''. E a [[referência]] do [[ser humano]] com o ''[[logos]]'' Platão a pensou como ''[[eidos]]''. É que [[entre]] o [[ser humano]] e o [[ser]] ([[realidade]]) (''[[Physis]]'') há um [[mediador]], denominado por Platão, o maior [[pensador]] grego e de todos os [[tempos]]: [[Demiurgo]]. Não foi sem motivo que São João, Apóstolo, chama Cristo de ''[[logos]]'', no início do seu Evangelho. De uma maneira ou de outra, as grandes culturas sempre falam de um [[mediador]]. | : Sem dúvida nenhuma hoje teríamos que diferenciar além de [[intelecto]], [[razão]] e [[conhecimento]], também [[conhecimento]], [[intuição]] e [[emoção]]. O enigmático é que tudo isto era dito em grego pela [[palavra]] ''[[logos]]''. Por isso Heráclito será o grande [[pensador]] do ''[[logos]]''. E a [[referência]] do [[ser humano]] com o ''[[logos]]'' Platão a pensou como ''[[eidos]]''. É que [[entre]] o [[ser humano]] e o [[ser]] ([[realidade]]) (''[[Physis]]'') há um [[mediador]], denominado por Platão, o maior [[pensador]] grego e de todos os [[tempos]]: [[Demiurgo]]. Não foi sem motivo que São João, Apóstolo, chama Cristo de ''[[logos]]'', no início do seu Evangelho. De uma maneira ou de outra, as grandes culturas sempre falam de um [[mediador]]. | ||
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: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] |
Edição de 14h19min de 12 de Maio de 2018
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- "A Escolástica medieval distinguiu no conhecimento humano entre ratio, razão e intellectus (intelecto). A ratio (razão) é o poder da discursividade do raciocínio que busca e investiga, que abstrai e argumenta, que define e conceitua. O intellectus (intelecto) é o simplex intuitus (simples intuição), a força de acolhimento que recebe o real em sua realidade. O conhecimento humano é a integração de ambos, tanto da ratio (razão) como do intellectus (intelecto)" (1).
- Sem dúvida nenhuma hoje teríamos que diferenciar além de intelecto, razão e conhecimento, também conhecimento, intuição e emoção. O enigmático é que tudo isto era dito em grego pela palavra logos. Por isso Heráclito será o grande pensador do logos. E a referência do ser humano com o logos Platão a pensou como eidos. É que entre o ser humano e o ser (realidade) (Physis) há um mediador, denominado por Platão, o maior pensador grego e de todos os tempos: Demiurgo. Não foi sem motivo que São João, Apóstolo, chama Cristo de logos, no início do seu Evangelho. De uma maneira ou de outra, as grandes culturas sempre falam de um mediador.
- Em vista disso, até onde a denominação atual de inteligência artificial é apropriada? A invenção de um sistema operacional não é ainda um criação racional? Há de fato nele inteligência? Para compreender este meu questionamento, remeto para o filme Ela, de Spike Jonze, 2013.
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Ócio e negócio". In: Revista Tempo Brasileiro - Caminhos do pensamento hoje: novas linguagens no limiar do terceiro milênio, 136, jan.-mar., 1999, p. 75.