Emoção

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

É muito difícil dizer o que é dor, porque faz parte de nossas emoções. E estas são modos de ser e experienciar-se muito ricas, e que exigem outras palavras para dizê-las, como, por exemplo: sofrimento, tristeza, angústia, desespero, mágoa...mas também alegria, euforia, carinho, desvelo... Tem de ficar bem claro que as emoções, umas e outras são ontológicas e não meramente algum movimento subjetivo ou como se costuma dizer psicológico. Vai além do subjetivo, pois implica o que somos enquanto nos realizamos. Daí estarmos, nas emoções, inteiramente, integralmente envolvidos. São ações onde nos experienciamos e não simplesmente temos experiências.


- Manuel Antônio de Castro

2

"Chopin era emocional, mas nunca enjoativo. Sentimento é muito diferente de sentimentalidade. O prelúdio fala de dor, não de devaneio" (1).


Referência:
(1) BERGMAN, Ingmar. Diretor do filme: Sonata de outono, 1978. Esta fala é de Charlotte, mãe de Eva. Ela está comentando a interpretação que a filha fez de um prelúdio de Chopin ao piano. Charlotte é pianista profissional e a filha não. Eva é representada pela atriz Liv Ullmann e Charlotte é representada por Ingrid Bergman.

3

As emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano. Já os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação.


- Manuel Antônio de Castro.
Ferramentas pessoais