Daimon

De Dicionrio de Potica e Pensamento

1

" Ethos anthroupou daimon " - "A morada do homem, o extraordinário"(1)


Referência:
(1) HERÁCLITO, frag. 119. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 91.


2

"... a palavra daimon, de daiomai significa: o doar retirando-se. A maneira de doar não é aquela em que aquilo que se doou desaparece na doação. Não, é aquilo que sobrevive na doação. É o que diz daiomai, de onde vem esse daimon. Então, esse daimon é uma atuação que não se deixa controlar, administrar, praticar ou programar. É alguma coisa que se esquiva e, por isso, possibilita toda e qualquer modalidade de realização vital, mesmo nas tentativas de querer destruir a vida. Pois essas tentativas de destruir a vida não podem ser conscientes e não são transparentes, mas se vestem, se escamoteiam e se camuflam de proteção à vida" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O corpo, a terra e o pensamento". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 70.

3

"O inanimado tem daimon, isto é, tem uma dinâmica que nunca se deixa controlar totalmente. Não quer dizer que a técnica e a ciência não devam controlar o homem, mas devam controlar o mineral, o vegetal, o animal. Não. A técnica e a ciência não podem controlar nenhuma realização e nenhuma realidade. E é essa inacessibilidade ao controle de qualquer realidade que, no homem, se chama daimon, mas Aristóteles diz que se chama genos timeotaton: o gênero mais elevado, isto é, o modo de ser a estrutura mais elevada do real" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O corpo, a terra e o pensamento". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 71.
Ferramentas pessoais