Anjo

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

A palavra anjo em português deriva da palavra latina angelus, que por sua vez deriva da palavra grega: aggelus. Significa em ambas as línguas: mensageiro. A ideia de anjo se faz presente em diferentes religiões como: judaico-cristã, espírita, muçulmana, hindu, budista. Há diversas hierarquia de anjos, com diferentes poderes. Em muitos casos, sobretudo no ocidente, a ideia de anjo tem sua origem mais remota na religião do antigo Egito. Caso o leitor queira se aprofundar nas diferentes ideias de anjos, seus poderes e hierarquias, indicamos duas fontes bibliográficas:
1a.https://pt.wikipedia.org/wiki/anjo.
2a. GADALLA, Moustafa. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Editora Madras, 2003.
(Esta fonte é especialmente importante porque o autor procura apreender o espírito da cultura egípcia sem se deixar tomar pela tradição metafísica do ocidente. Ele nos convida a pensar a cultura egípcia com outros olhos. Uma cultura que influenciou profundamente o pensamento grego e latino. Não esqueçamos que o próprio Platão foi estudar lá).


- Manuel Antônio de Castro.

2

O anjo falando:
"Vocês não nos veem. Vocês não nos ouvem. Vocês nos imaginam tão longe. No entanto, estamos tão perto. Somos os mensageiros que aproximam os que estão longe. Somos os mensageiros que trazem luz aos que estão nas trevas. Somos os mensageiros que trazem a palavra aos que perguntam. Não somos a luz nem a mensagem. Somos os mensageiros. Nós não somos nada. Vocês são tudo para nós" (1).
No final do filme aparece de novo o anjo falando e diz:
"Somos os mensageiros que aproximam os que estão longe. Não somos a mensagem. Somos os mensageiros. A mensagem é o Amor" (2).


Referência:
(1) Esta é a fala do anjo que inicia o filme de Wim Wenders: Tão longe, tão perto (Prêmio do grande Júri em Cannes, 1993).
(2) Esta é a fala do anjo que termina o filme de Wim Wenders: Tão longe, tão perto (Prêmio do grande Júri em Cannes, 1993).

3

"Num dos poemas mais místicos da tradição celta, o bardo Taliesin afirma ter vindo da Terra dos Serafins. Esses seres angélicos são um companhia apropriada para o líder dos bardos, visto que os serafins pertencem à ordem mais elevada dos anjos, aqueles que estão mais próximos do trono de Deus. Os vários anjos retratados no Livro de Kells lembram os anjos bizantinos na forma e nas vestimentas, mas quando se comunicam com os santos celtas, esses seres celestiais palestram tanto sobre questões relacionadas à tradição da sabedoria celta quanto sobre a doutrina cristã" (1).


Referência:
(1) HOOD, Juliette. "Santos e Anjos". ---. In: O livro celta da vida e da morte. Trad. Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Editora Pensamento, 2011, p. 110.
Ferramentas pessoais