Medida

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"O divino é 'a medida' com a qual o [[homem]] confere medida ao seu habitar, à sua morada e demora sobre a [[terra]], sob o céu. Somente porque o homem faz, desse modo, o levantamento da medida de seu habitar é que ele consegue ''[[ser]]'' na medida de sua [[essência]]." (1)
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:"O divino é 'a medida' com a qual o [[homem]] confere medida ao seu habitar, à sua morada e demora sobre a [[terra]], sob o céu. Somente porque o homem faz, desse modo, o levantamento da medida de seu habitar é que ele consegue ''[[ser]]'' na medida de sua [[essência]]" (1).
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis RJ: Vozes, 2001, p. 172.
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 172.
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:"Assim como a medida converte o tempo em [[razão]], a [[identidade]] converte o [[lugar]] a uma espécie de extensão [[espaço|espacial]] sem localidade. A identidade assegura o predomínio da [[ideia]] para o senso comum. Tanto a medida assegura a temporalidade da ideia, quanto a identidade assegura a sua espacialidade. Esse é o modo como ficam afastadas assim, ao menos por parte da ideia, uma série de possibilidades dinamizadora da realidade, e esta fica reduzida a uma temporalidade-espacialidade determinada pelas ações-realizações, bem como por aquilo que é capaz de caber no âmbito da ideia, ser por ela identificado e medido." (1)
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:"Assim como a medida converte o tempo em [[razão]], a [[identidade]] converte o [[lugar]] a uma espécie de extensão [[espaço|espacial]] sem localidade. A identidade assegura o predomínio da [[ideia]] para o senso comum. Tanto a medida assegura a temporalidade da ideia, quanto a identidade assegura a sua espacialidade. Esse é o modo como ficam afastadas assim, ao menos por parte da ideia, uma série de possibilidades dinamizadoras da realidade, e esta fica reduzida a uma temporalidade-espacialidade determinada pelas ações-realizações, bem como por aquilo que é capaz de caber no âmbito da ideia, ser por ela identificado e medido" (1).
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:(1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, pp. 71-72.
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:(1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, pp. 71-2.
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:"A medida, a [[identidade]], a [[analogia]] e a [[análise]] estruturam uma série de concepções acerca do que é o [[real]], a [[verdade]], o [[ser]], a [[unidade]]. A medida sem [[dimensão]], a identidade sem [[diferença]], a analogia que progressivamente, racionaliza, e a análise que, ascendente e progressivamente, descendente e regressivamente, é capaz de desligar, conformam os modos próprios de predomínio da [[ideia]]. Tudo isso concorre para a confecção de uma realidade sem espessura, sem densidade, linear e progressiva, uma [[realidade]] ideal." (1)
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:"A medida, a [[identidade]], a [[analogia]] e a [[análise]] estruturam uma série de concepções acerca do que é o [[real]], a [[verdade]], o [[ser]], a [[unidade]]. A medida sem [[dimensão]], a identidade sem [[diferença]], a analogia que progressivamente, racionaliza, e a análise que, ascendente e progressivamente, descendente e regressivamente, é capaz de desligar, conformam os modos próprios de predomínio da [[ideia]]. Tudo isso concorre para a confecção de uma realidade sem espessura, sem densidade, linear e progressiva, uma [[realidade]] ideal" (1).
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:JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 72.
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:(1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 72.

Edição de 02h26min de 18 de Agosto de 2009

1

"O divino é 'a medida' com a qual o homem confere medida ao seu habitar, à sua morada e demora sobre a terra, sob o céu. Somente porque o homem faz, desse modo, o levantamento da medida de seu habitar é que ele consegue ser na medida de sua essência" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 172.


2

"Assim como a medida converte o tempo em razão, a identidade converte o lugar a uma espécie de extensão espacial sem localidade. A identidade assegura o predomínio da ideia para o senso comum. Tanto a medida assegura a temporalidade da ideia, quanto a identidade assegura a sua espacialidade. Esse é o modo como ficam afastadas assim, ao menos por parte da ideia, uma série de possibilidades dinamizadoras da realidade, e esta fica reduzida a uma temporalidade-espacialidade determinada pelas ações-realizações, bem como por aquilo que é capaz de caber no âmbito da ideia, ser por ela identificado e medido" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, pp. 71-2.


3

"A medida, a identidade, a analogia e a análise estruturam uma série de concepções acerca do que é o real, a verdade, o ser, a unidade. A medida sem dimensão, a identidade sem diferença, a analogia que progressivamente, racionaliza, e a análise que, ascendente e progressivamente, descendente e regressivamente, é capaz de desligar, conformam os modos próprios de predomínio da ideia. Tudo isso concorre para a confecção de uma realidade sem espessura, sem densidade, linear e progressiva, uma realidade ideal" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 72.
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