Medida

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
m
m
Linha 1: Linha 1:
 +
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:"O divino é "a medida" com a qual o homem confere medida ao seu habitar, à sua morada e demora sobre a terra, sob o céu. Somente porque o homem faz, desse modo, o levantamento da medida de seu habitar é que ele consegue ''ser'' na medida de sua essência" (1).
+
:"O divino é 'a medida' com a qual o [[homem]] confere medida ao seu habitar, à sua morada e demora sobre a [[terra]], sob o céu. Somente porque o homem faz, desse modo, o levantamento da medida de seu habitar é que ele consegue ''[[ser]]'' na medida de sua [[essência]]." (1)
-
:Referência
+
:Referência:
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis RJ: Vozes, 2001, p. 172.
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis RJ: Vozes, 2001, p. 172.
Linha 8: Linha 9:
== 2 ==
== 2 ==
-
:"Assim como a medida converte o tempo em [[razão]], a [[identidade]] converte o [[lugar]] a uma espécie de extensão espacial sem localidade. A identidade assegura o predomínio da [[ideia]] para o senso comum. Tanto a medida assegura a temporalidade da ideia, quanto a identidade assegura a sua espacialidade. Esse é o modo como ficam afastadas assim, ao menos por parte da ideia, uma série de possibilidades dinamizadora da realidade, e esta fica reduzida a uma temporalidade-espacialidade determinada pelas ações-realizações, bem como por aquilo que é capaz de caber no âmbito da ideia, ser por ela identificado e medido" (1).
+
:"Assim como a medida converte o tempo em [[razão]], a [[identidade]] converte o [[lugar]] a uma espécie de extensão [[espaço|espacial]] sem localidade. A identidade assegura o predomínio da [[ideia]] para o senso comum. Tanto a medida assegura a temporalidade da ideia, quanto a identidade assegura a sua espacialidade. Esse é o modo como ficam afastadas assim, ao menos por parte da ideia, uma série de possibilidades dinamizadora da realidade, e esta fica reduzida a uma temporalidade-espacialidade determinada pelas ações-realizações, bem como por aquilo que é capaz de caber no âmbito da ideia, ser por ela identificado e medido." (1)
Linha 17: Linha 18:
== 3 ==
== 3 ==
-
:"A medida, a [[identidade]], a [[analogia]] e a análise estruturam uma série de concepções acerca do que é o real, a verdade, o ser, a unidade. A medida sem [[dimensão]], a identidade sem [[diferença]], a analogia que progressivamente, racionaliza, e a análise que, ascendente e progressivamente, descendente e regressivamente, é capaz de desligar, conformam os modos próprios de predomínio da ideia. Tudo isso concorre para a confecção de uma realidade sem espessura, sem densidade, linear e progressiva, uma [[realidade]] ideal" (1).
+
:"A medida, a [[identidade]], a [[analogia]] e a [[análise]] estruturam uma série de concepções acerca do que é o [[real]], a [[verdade]], o [[ser]], a [[unidade]]. A medida sem [[dimensão]], a identidade sem [[diferença]], a analogia que progressivamente, racionaliza, e a análise que, ascendente e progressivamente, descendente e regressivamente, é capaz de desligar, conformam os modos próprios de predomínio da [[ideia]]. Tudo isso concorre para a confecção de uma realidade sem espessura, sem densidade, linear e progressiva, uma [[realidade]] ideal." (1)

Edição de 15h44min de 18 de Abril de 2009

1

"O divino é 'a medida' com a qual o homem confere medida ao seu habitar, à sua morada e demora sobre a terra, sob o céu. Somente porque o homem faz, desse modo, o levantamento da medida de seu habitar é que ele consegue ser na medida de sua essência." (1)
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis RJ: Vozes, 2001, p. 172.


2

"Assim como a medida converte o tempo em razão, a identidade converte o lugar a uma espécie de extensão espacial sem localidade. A identidade assegura o predomínio da ideia para o senso comum. Tanto a medida assegura a temporalidade da ideia, quanto a identidade assegura a sua espacialidade. Esse é o modo como ficam afastadas assim, ao menos por parte da ideia, uma série de possibilidades dinamizadora da realidade, e esta fica reduzida a uma temporalidade-espacialidade determinada pelas ações-realizações, bem como por aquilo que é capaz de caber no âmbito da ideia, ser por ela identificado e medido." (1)


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, pp. 71-72.


3

"A medida, a identidade, a analogia e a análise estruturam uma série de concepções acerca do que é o real, a verdade, o ser, a unidade. A medida sem dimensão, a identidade sem diferença, a analogia que progressivamente, racionaliza, e a análise que, ascendente e progressivamente, descendente e regressivamente, é capaz de desligar, conformam os modos próprios de predomínio da ideia. Tudo isso concorre para a confecção de uma realidade sem espessura, sem densidade, linear e progressiva, uma realidade ideal." (1)


Referência:
JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 72.
Ferramentas pessoais