Desabrochar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "Imagem é desabrochar do sentido na linguagem, no diálogo, quando o humano se abre para as questões e se estabelece como tessitura de...')
(1)
 
Linha 5: Linha 5:
: Referência:
: Referência:
-
: (1) CALFA, Maria Ignez de Souza. "Imagem". In: -----. CASTRO, Manuel Antônio de (0rg.). ''Convite ao pensar''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 123.
+
: (1) CALFA, Maria Ignez de Souza.''' "[[Imagem]]". In: -----. CASTRO, Manuel Antônio de (0rg.). Convite ao [[pensar]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 123.'''

Edição atual tal como 01h28min de 21 de janeiro de 2025

1

"Imagem é desabrochar do sentido na linguagem, no diálogo, quando o humano se abre para as questões e se estabelece como tessitura de corpo entre terra e mundo. Tal tessitura, longe de ser o cumprimento de regras e conceitos, de uma essência prévia, é propriamente a essência como o vigorar de um modo próprio de as questões se desvelarem no ser que se destina a cada humano: a verdade como desabrochamento. Imagem, aí, é presentificação da condição humana e, portanto, não uma representação, uma explicação, mas doação de realidade em e para realizações, fonte do pensar-agir que se dá no homem" (1).


Referência:
(1) CALFA, Maria Ignez de Souza. "Imagem". In: -----. CASTRO, Manuel Antônio de (0rg.). Convite ao pensar. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 123.
Ferramentas pessoais