Educação
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : Vemos nitidamente o que é uma [[educação]] [[originária]], a do [[pensamento]], e a formal, segundo [[modelos]] prévios. Na [[Modernidade]], [[época]] das [[visões de mundo]], predomina a [[educação]] [[formal]], [[paradigmática]]. Porém, a [[realidade]] não cabe em [[paradigmas]] nem a [[educação]] [[formal]] pode dar conta do [[real]]. | ||
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Edição de 15h47min de 7 de Junho de 2024
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- "A palavra "bilden" formar-se, significa, por um lado, propor e prescrever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de parâmetro à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um paradigma previamente estabelecido e um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio pressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por sua vez, há de se fundar por uma fé no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios. O pensamento do sentido, ao invés, nos põe a caminho do lugar de nossa morada" (1).
- Vemos nitidamente o que é uma educação originária, a do pensamento, e a formal, segundo modelos prévios. Na Modernidade, época das visões de mundo, predomina a educação formal, paradigmática. Porém, a realidade não cabe em paradigmas nem a educação formal pode dar conta do real.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Ciência e [[pensamento do sentido. In: --------. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58.
2
- "Por formação completa entendamos então: uma educação em que o sentido da realidade e do ser humano sejam tão importantes quanto qualquer educação técnico-funcional" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 101.
3
- "Disto podemos concluir também que quanto mais se desenvolver no homem a capacidade de perguntar, mais humano ele se torna, mais ele se realiza como homem, mais ele se humaniza" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
4
- "O que falta hoje em uma educação integral? Ousamos dizer e proclamar: uma educação para o sentido da morte. Em um tom mais ameno e que diz o mesmo: uma educação para ser feliz. É isso possível? É" (1).
- Referência:
- (1) : CASTRO, Manuel Antônio de. “O mito de Midas da morte ou do ser feliz”. In: ------. ‘’Arte: o humano e o destino’’. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 186.