Persona
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição de 22h13min de 25 de Junho de 2019
1
- O homem moderno é concebido em duas tendências: ou subjetividade psicológica, ou através das leis estabelecidas pela ciência que podem ser naturais, sociais, econômicas, culturais etc. É nessa tensão que se dá a personalidade. Esta vem de persona, palavra grega usada no teatro para nomear a máscara que o ator usava no palco quando desempenhava um papel e encarnava determinada personagem. Há aí uma construção do homem de cunho metafísico, baseada na aparência e no falso, a persona, ou seja, que parece ser, mas não é, desempenha um papel, isto é, uma personagem. Nota-se facilmente que a persona nomeia um agir aparente, que não corresponde à essência do que se é. As ações e valores de um ator não são, necessariamente, as ações e valores dos personagens que representa. Às vezes são o contrário, mas que o agir e valores da personagem exige que mostre essas aparências. Por outro lado, isso gera um paradoxo no ator, porque muitas vezes há a tendência de o ator passar a viver uma vida dupla na tensão de ser e parecer, de ser e não ser. O famoso Diretor de cinema Ingmar Bergman, tematiza esse paradoxo no seu famoso filme Depois do ensaio. E ainda mais expressamente no filme Persona. Nele reflete sobre a essência da máscara, além, claro, de tematizar outras questões essenciais.
2
- O tema da Persona se faz presente em todos os grandes autores (e na vida de cada um de nós), expondo-o de formas variadas. Completando a questão da Persona, vamos ter a temática do espelho, praticamente a mesma. Neste caso, temos dois contos famosos, de dois autores igualmente muito importantes e famosos: O conto "O espelho", de Machado de Assim, e o conto "O espelho", de João Guimarães Rosa. E, claro, um mito importantíssimo, onde aparece essa temática de uma maneira essencial: o mito de Narciso. No cinema, temos um filme famoso de um diretor igualmente muito importante e famoso: Ingmar Bergman. Seu filme Persona está entre os mais famosos e enigmáticos. No fundo, a questão da Persona sempre nos coloca diante do dilema da vida de todo ser humano: ser e parecer, ser ou parecer.
3
- "Ainda que tirados de imediato um após outro, os retratos sempre serão entre si muito diferentes. Se nunca atentou nisso, é porque vivemos, de modo incorrigível, distraídos das coisas mais importantes" (1).
Sem dúvida nenhuma, a palavra retrato no conto tem em português como sinônimo: foto. Compreendemos melhor o que o poeta-pensador nos convida a pensar quando apreendemos a essência da foto, que tem origem na palavra grega phos e tem como significado essencial: luz. É impossível tirar duas fotos iguais porque a luz é pura energia, em contínua manifestação e transformação, nos fazendo lembrar que a realidade se constitui a partir da luz e de sua vigência. Ainda podemos nos perguntar: o que a foto tem a ver com o espelho? É neste horizonte que temos de pensar o que, em essência, significa persona e personagem.
- Referência:
- (1) ROSA, João Guimarães. "O espelho". In: -----.Primeiras estórias, 3.e. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1967, p. 71.