Empatia

De Dicionário de Poética e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
: Para alcançarmos todo o [[horizonte]] de [[vigência]] e [[possibilidades]] da [[empatia]], é necessário termos [[consciência]] do seu alcance dentro de uma dinâmica ao mesmo tempo de [[realização]] da [[realidade]], do [[lugar]] do [[ser humano]] nesse [[horizonte]] e [[realização]] dela e dele, e, igualmente, o [[sentido]] do seu [[atuar]], [[agir]]. Este implica três [[dimensões]] interconectadas: [[mundo]], [[sentido]], [[linguagem]]. Estas três [[dimensões]] trazem para cena as [[questões]], jamais redutíveis a [[conceitos]]: [[diálogo]], [[próprio]], [[outro]]/[[outros]], [[diferença]], [[identidade]], [[cuidado]]/''[[cura]]'', [[método]], [[caminhada]], [[corpo]], [[organismo]], [[escutar]], [[acolher]], [[escolher]], [[proximidade]], [[distância]], [[ser]] e [[estar]], [[pensar]] e [[parecer]].
: Para alcançarmos todo o [[horizonte]] de [[vigência]] e [[possibilidades]] da [[empatia]], é necessário termos [[consciência]] do seu alcance dentro de uma dinâmica ao mesmo tempo de [[realização]] da [[realidade]], do [[lugar]] do [[ser humano]] nesse [[horizonte]] e [[realização]] dela e dele, e, igualmente, o [[sentido]] do seu [[atuar]], [[agir]]. Este implica três [[dimensões]] interconectadas: [[mundo]], [[sentido]], [[linguagem]]. Estas três [[dimensões]] trazem para cena as [[questões]], jamais redutíveis a [[conceitos]]: [[diálogo]], [[próprio]], [[outro]]/[[outros]], [[diferença]], [[identidade]], [[cuidado]]/''[[cura]]'', [[método]], [[caminhada]], [[corpo]], [[organismo]], [[escutar]], [[acolher]], [[escolher]], [[proximidade]], [[distância]], [[ser]] e [[estar]], [[pensar]] e [[parecer]].
 +
 +
 +
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
: Em toda [[empatia]] vigora, de algum modo, um [[identificar-se]], uma [[identificação]]. De quê e de quem eis a riqueza de toda [[empatia]]. [[Entre]] o médico e o paciente deve haver uma [[empatia]] e, assim, em muitas e muitas outras [[relações]]. Mas também podemos [[dizer]] que há [[empatia]] quando o profissional se identifica com sua profissão e seu [[atuar]]. Veja-se a [[diferença]]: [[entre]] identificar algo ou alguém e identificar-se com algo ou alguém. Aí o pronome reflexivo não chega a [[dizer]] toda a [[riqueza]] desta [[questão]]. Aí os [[conceitos]] têm pouco a [[dizer]] e sempre algo está além desses [[conceitos]]. Um profissional de sucesso deve necessariamente ter [[empatia]] com sua profissão. E aí se põe a difícil [[questão]] de [[diferenciar]] [[atitudes]] objetivas ou  subjetiva, ou [[conhecimentos]] científicos e não científicos.
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 16h22min de 5 de Julho de 2018

1

Para alcançarmos todo o horizonte de vigência e possibilidades da empatia, é necessário termos consciência do seu alcance dentro de uma dinâmica ao mesmo tempo de realização da realidade, do lugar do ser humano nesse horizonte e realização dela e dele, e, igualmente, o sentido do seu atuar, agir. Este implica três dimensões interconectadas: mundo, sentido, linguagem. Estas três dimensões trazem para cena as questões, jamais redutíveis a conceitos: diálogo, próprio, outro/outros, diferença, identidade, cuidado/cura, método, caminhada, corpo, organismo, escutar, acolher, escolher, proximidade, distância, ser e estar, pensar e parecer.


- Manuel Antônio de Castro


2

Em toda empatia vigora, de algum modo, um identificar-se, uma identificação. De quê e de quem eis a riqueza de toda empatia. Entre o médico e o paciente deve haver uma empatia e, assim, em muitas e muitas outras relações. Mas também podemos dizer que há empatia quando o profissional se identifica com sua profissão e seu atuar. Veja-se a diferença: entre identificar algo ou alguém e identificar-se com algo ou alguém. Aí o pronome reflexivo não chega a dizer toda a riqueza desta questão. Aí os conceitos têm pouco a dizer e sempre algo está além desses conceitos. Um profissional de sucesso deve necessariamente ter empatia com sua profissão. E aí se põe a difícil questão de diferenciar atitudes objetivas ou subjetiva, ou conhecimentos científicos e não científicos.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais