Artista
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição de 15h19min de 6 de janeiro de 2025
1
- É necessário considerar a questão moral não só em relação à obra mas também em relação ao artista. A censura das obras sempre atingiu os artistas. O viver dos artistas se torna também paradigmático e por isso são repelidos como suas obras, talvez por identificarem as obras com a vida do artista. A exclusão da arte se dá pari passu com a exclusão do artista. O artista ao escutar a voz das musas é portador de um conhecimento que o torna uma experiência viva do real, embora este paralelismo não se possa constituir em argumento para a ontologia da obra de arte, porque a obra é necessariamente mais que a vida do artista. Mas esse paralelismo possível é que leva a muitas vezes querer explicar a obra por acontecimentos na vida do artista. Quem faz o artista e a obra é a poesia, é a arte. A arte é uma doação do sagrado, daí serem normalmente excluídos os artistas, porque são classificados como loucos. Santa loucura.
- Ver também:
2
- "Neste preciso momento soam canções e coros, música de ópera e música de câmara extraídos da obra de Conradin Kreutzer. Nestes sons está o próprio artista, pois a presença do mestre na obra é única que é autêntica. Quanto maior é um mestre mais completa a sua pessoa desaparece por detrás da obra" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin.Serenidade. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, s/d, p. 10.
3
- A obra de arte manifesta o sentido do próprio ser, fazendo com que a realidade advenha ao sentido e instituindo mundo. E o próprio artista manifesta dimensões essenciais do próprio ser humano, daí a importância da arte na vida das pessoas, pois o artista deixa de ser alguém simplesmente individual e que se serve da inspiração. O lugar do artista no todo da realidade enquanto mundo é essencialmente misterioso, pois a criação do enredo e dos personagens e os valores que os guiam no seu agir transcendem tanto o eu do personagem ou dos personagens quanto o eu do artista ou do autor. O genial diretor de cinema Ingmar Bergman tematiza isso muito bem em dois famosos filmes: Infiel e Depois do ensaio. São muitas as questões neles colocadas quanto às criações das obras, aos personagens e ao próprio enredo. Qual o verdadeiro limite entre os valores e vida do artista e do personagem que ele representa?
4
- "Ente é tudo que é. É que a physis ou natureza passou a ser denominada ser. Ora, aquele que fazia entes que a natureza não fazia denominava-se, em grego, technités. Com este termo denominavam os gregos tanto o artesão como os artistas, claro, aí incluídos os poetas. É que techné não dizia de jeito nenhuma para o grego algum fazer dominado pela razão. Ela tinha sua relação mais direta com a emperia, com a experiência. Portanto, em grego, techné diz um conhecimento e os processos de execução. A palavra techné foi traduzida para o latim como ars, artis, isto é: arte. Desta se formou nossa palavra artista" (1).
- Referência:
- (1) www.travessiapoetica.blogspot.com>2010/10/as-musas-e-essencia-da-criacao-html