Intelecto
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : Sem dúvida nenhuma hoje teríamos que diferenciar além de [[razão]] e [[conhecimento]], também [[conhecimento]], [[intuição]] e [[emoção]]. O enigmático é que tudo isto era dito em grego pela [[palavra]] ''[[logos]]''. Por isso Heráclito será o grande [[pensador]] do ''[[logos]]''. E a [[referência]] do [[ser humano]] com o ''[[logos]]'' Platão a pensou como ''[[eidos]]''. É que [[entre]] o [[ser humano]] e o [[ser]] ([[realidade]]) (''[[ | + | : Sem dúvida nenhuma hoje teríamos que diferenciar além de [[razão]] e [[conhecimento]], também [[conhecimento]], [[intuição]] e [[emoção]]. O enigmático é que tudo isto era dito em grego pela [[palavra]] ''[[logos]]''. Por isso Heráclito será o grande [[pensador]] do ''[[logos]]''. E a [[referência]] do [[ser humano]] com o ''[[logos]]'' Platão a pensou como ''[[eidos]]''. É que [[entre]] o [[ser humano]] e o [[ser]] ([[realidade]]) (''[[Physis]]'') há um [[mediador]], denominado por Platão, o maior [[pensador]] grego e de todos os [[tempos]]: [[Demiurgo]]. Não foi sem motivo que São João, Apóstolo, chama Cristo de ''[[logos]]''. De uma maneira ou de outra, as grandes culturas sempre falam de um [[mediador]]. |
Edição de 18h57min de 18 de janeiro de 2018
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- "A Escolástica medieval distinguiu no conhecimento humano entre ratio, razão e intellectus (intelecto). A ratio (razão) é o poder da discursividade do raciocínio que busca e investiga, que abstrai e argumenta, que define e conceitua. O intellectus (intelecto) é o simplex intuitus (simples intuição), a força de acolhimento que recebe o real em sua realidade. O conhecimento humano é a integração de ambos, tanto da ratio (razão) como do intellectus (intelecto)" (1).
- Sem dúvida nenhuma hoje teríamos que diferenciar além de razão e conhecimento, também conhecimento, intuição e emoção. O enigmático é que tudo isto era dito em grego pela palavra logos. Por isso Heráclito será o grande pensador do logos. E a referência do ser humano com o logos Platão a pensou como eidos. É que entre o ser humano e o ser (realidade) (Physis) há um mediador, denominado por Platão, o maior pensador grego e de todos os tempos: Demiurgo. Não foi sem motivo que São João, Apóstolo, chama Cristo de logos. De uma maneira ou de outra, as grandes culturas sempre falam de um mediador.
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Ócio e negócio". In: Revista Tempo Brasileiro - Caminhos do pensamento hoje: novas linguagens no limiar do terceiro milênio, 136, jan.-mar., 1999, p. 75.