Um
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→3) |
||
(8 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 7: | Linha 7: | ||
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) HERÁCLITO. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71. | + | : (1) HERÁCLITO. Fragmento 50. In: '''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito'''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71. |
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | : "Para os egípcio, [[Um]] não é um [[número]], mas a [[essência]] do [[princípio]] fundamental do [[número]], e todos os outros [[números]] são feitos a partir dele. O [[Um]] representa a [[unidade]]: o Absoluto como [[energia]] não polarizada . O [[Um]] não é [[ímpar]] nem [[par]], mas ambos, pois se somado a um [[número]] [[ímpar]], transforma-se em [[par]], e vice-versa. Por isso, ele combina os [[opostos]] do [[par]] e do [[ímpar]], e todos os outros [[opostos]] do [[Universo]]. A [[unidade]] é uma [[consciência]] perfeita, [[eterna]] e não-diferenciada" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) GADALLA, Moustafa. "Tudo é Número". In: ------. '''Cosmologia egípcia - o universo animado'''. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 30. | ||
+ | |||
+ | == 3 == | ||
+ | : "[[Caminho]] para cima, para baixo, [[um]] e o [[mesmo]]" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) HERÁCLITO. Fragmento 60. In: '''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito'''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 73. | ||
+ | |||
+ | == 4 == | ||
+ | : "O [[diálogo]] originariamente é o [[um]] concretizado no corpo-mulher de [[Céu]] e [[Terra]] e, ao mesmo tempo, se manifestando como [[multiplicidade]], o [[fundamento]] do [[social]], o [[eu]] da [[mulher]]-corpo e o filho [[criança]] que é e não é a [[mãe]]" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: '''Arte: corpo, mundo e terra'''. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20. |
Edição atual tal como 22h44min de 1 de Novembro de 2022
Tabela de conteúdo |
1
- "Auscultando não a mim, mas ao Logos, é sábio concordar : tudo é um" (1). Sem dúvida nenhuma, o Logos é o sentido de tudo, pelo qual tudo se interconecta, se inter-realaciona, pois o Logos, enquanto sentido, é a linguagem que dá unidade a tudo, uma vez que a tudo perpassa. De um modo ou de outro, a realidade somente se torna realidade, isto é, unidade de tudo, na medida em que tal tornar-se da realidade é o que denominamos mundo. É por isso que sem Logos não poderia haver a verdade da realidade, ou seja, a sua manifestação ou aletheia, como apreenderam e compreenderam os gregos o que é verdade. É pelo uno que tudo é e é na medida em que o Ser é o uno.
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Fragmento 50. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.
2
- "Para os egípcio, Um não é um número, mas a essência do princípio fundamental do número, e todos os outros números são feitos a partir dele. O Um representa a unidade: o Absoluto como energia não polarizada . O Um não é ímpar nem par, mas ambos, pois se somado a um número ímpar, transforma-se em par, e vice-versa. Por isso, ele combina os opostos do par e do ímpar, e todos os outros opostos do Universo. A unidade é uma consciência perfeita, eterna e não-diferenciada" (1).
- Referência:
- (1) GADALLA, Moustafa. "Tudo é Número". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 30.
3
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Fragmento 60. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 73.
4
- "O diálogo originariamente é o um concretizado no corpo-mulher de Céu e Terra e, ao mesmo tempo, se manifestando como multiplicidade, o fundamento do social, o eu da mulher-corpo e o filho criança que é e não é a mãe" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20.