Pré-compreensão
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 202. | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 202. | ||
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+ | : "Dos dois elementos, [[saber]] e [[não-saber]], fizemos assim um só, uma condição de [[possibilidade]] da [[pergunta]] e que, na sua ainda indeterminação, podemos chamar de “''[[pré-saber]] ou [[pré-compreensão]] que a pergunta implica''”. No entanto, o [[pré-saber]] da [[pergunta]] nunca está na [[pergunta]] sob [[forma]] [[temática]], mas [[a-temática]]. [[Tematicamente]] está nela o [[não-saber]] e o [[querer-saber]]" (1). | ||
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+ | : (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. |
Edição atual tal como 22h13min de 18 de Junho de 2020
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1
- "Toda leitura pressupõe já uma pré-compreensão que está muito além da simples consciência crítica ou dialética. O inconsciente e a memória não são domínios da consciência. Mas esta faz parte daqueles. Devemos, portanto, dizer e afirmar que a pré-compreensão já está dada de antemão. Isso quer apenas dizer que a compreensão se funda num agir que se exerce numa abertura de pré-compreensão, onde o próprio agir funda a pré-compreensão e a compreensão, na medida em que uma e outra são o próprio agir agindo." (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. https://travessiapoetica.blogspot.com, agosto de 2006.
2
- Não é minha pergunta pela essência do agir que funda o agir, assim como não é meu pro-pósito de fazer uma leitura-caminhada que funda a obra e até a compreensão que possa vir a ter dela. Mas todo ser humano está implicado nela. Porque o agir já precede toda ação concreta, significa isso que no simples ato de perguntar já me advém, de algum modo, o sentido do próprio perguntar, ou seja, o agir não só funda todo saber que se sabe, mas também de algum modo todo saber que não se sabe. É o que se está querendo dizer ao nomear isso como a compreensão e a pré-compreensão. Isso se chama o círculo poético-hermenêutico" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. https://travessiapoetica.blogspot.com, agosto de 2006.
3
- "O que permite a escuta como identidade das diferenças? Platão dirá que isso ocorre porque há um conhecimento prévio ou, em grego: dianoia (dia-noia) ou pré-compreensão" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 202.
4
- "Dos dois elementos, saber e não-saber, fizemos assim um só, uma condição de possibilidade da pergunta e que, na sua ainda indeterminação, podemos chamar de “pré-saber ou pré-compreensão que a pergunta implica”. No entanto, o pré-saber da pergunta nunca está na pergunta sob forma temática, mas a-temática. Tematicamente está nela o não-saber e o querer-saber" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.