Pré-compreensão

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. ''https://travessiapoetica.blogspot.com'', agosto de 2006.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. ''https://travessiapoetica.blogspot.com'', agosto de 2006.
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: Não é minha [[pergunta]] pela [[essência]] do [[agir]] que funda o [[agir]], assim como não é meu pro-pósito de fazer uma [[leitura]]-caminhada que funda a [[obra]] e até a [[compreensão]] que possa vir a ter dela. Mas todo [[ser humano]] está implicado nela. Porque o [[agir]] já precede toda [[ação]] [[concreta]], significa isso que no simples [[ato]] de [[perguntar]] já me advém, de algum modo, o [[sentido]] do próprio [[perguntar]], ou seja, o [[agir]] não só funda todo [[saber]] que se sabe, mas também de algum modo todo [[saber]] que não se sabe. É o que se está querendo dizer ao [[nomear]] isso como a [[compreensão]] e a [[pré-compreensão]]. Isso se chama o [[círculo]] [[poético-hermenêutico]]" (1).
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: Não é minha [[pergunta]] pela [[essência]] do [[agir]] que funda o [[agir]], assim como não é meu pro-pósito de fazer uma [[leitura]]-caminhada que funda a [[obra]] e até a [[compreensão]] que possa vir a ter dela. Mas todo [[ser humano]] está implicado nela. Porque o [[agir]] já precede toda [[ação]] [[concreta]], significa isso que no simples [[ato]] de [[perguntar]] já me advém, de algum modo, o [[sentido]] do próprio [[perguntar]], ou seja, o [[agir]] não só funda todo [[saber]] que se sabe, mas também de algum modo todo [[saber]] que não se sabe. É o que se está querendo dizer ao [[nomear]] isso como a [[compreensão]] e a [[pré-compreensão]]. Isso se chama o [[círculo]] [[poético]]-[[hermenêutico]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. ''https://travessiapoetica.blogspot.com'', agosto de 2006.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. ''https://travessiapoetica.blogspot.com'', agosto de 2006.
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: "O que permite a [[escuta]] como [[identidade]] das [[diferenças]]? [[Platão]] dirá que isso ocorre porque há um [[conhecimento]] prévio ou, em [[grego]]: ''[[dianoia]]'' (''dia-noia'') ou [[pré-compreensão]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 202.
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: "Dos dois elementos, [[saber]] e [[não-saber]], fizemos assim um só, uma condição de [[possibilidade]] da [[pergunta]] e que, na sua ainda indeterminação, podemos chamar de “''[[pré-saber]] ou [[pré-compreensão]] que a pergunta implica''”. No entanto, o [[pré-saber]] da [[pergunta]] nunca está na [[pergunta]] sob [[forma]] [[temática]], mas [[a-temática]].  [[Tematicamente]] está nela o [[não-saber]] e o [[querer-saber]]" (1).
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: (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição atual tal como 22h13min de 18 de Junho de 2020

Tabela de conteúdo

1

"Toda leitura pressupõe já uma pré-compreensão que está muito além da simples consciência crítica ou dialética. O inconsciente e a memória não são domínios da consciência. Mas esta faz parte daqueles. Devemos, portanto, dizer e afirmar que a pré-compreensão já está dada de antemão. Isso quer apenas dizer que a compreensão se funda num agir que se exerce numa abertura de pré-compreensão, onde o próprio agir funda a pré-compreensão e a compreensão, na medida em que uma e outra são o próprio agir agindo." (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. https://travessiapoetica.blogspot.com, agosto de 2006.

2

Não é minha pergunta pela essência do agir que funda o agir, assim como não é meu pro-pósito de fazer uma leitura-caminhada que funda a obra e até a compreensão que possa vir a ter dela. Mas todo ser humano está implicado nela. Porque o agir já precede toda ação concreta, significa isso que no simples ato de perguntar já me advém, de algum modo, o sentido do próprio perguntar, ou seja, o agir não só funda todo saber que se sabe, mas também de algum modo todo saber que não se sabe. É o que se está querendo dizer ao nomear isso como a compreensão e a pré-compreensão. Isso se chama o círculo poético-hermenêutico" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A ação e a caminhada de vida". In: --------. https://travessiapoetica.blogspot.com, agosto de 2006.


3

"O que permite a escuta como identidade das diferenças? Platão dirá que isso ocorre porque há um conhecimento prévio ou, em grego: dianoia (dia-noia) ou pré-compreensão" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 202.

4

"Dos dois elementos, saber e não-saber, fizemos assim um só, uma condição de possibilidade da pergunta e que, na sua ainda indeterminação, podemos chamar de “pré-saber ou pré-compreensão que a pergunta implica”. No entanto, o pré-saber da pergunta nunca está na pergunta sob forma temática, mas a-temática. Tematicamente está nela o não-saber e o querer-saber" (1).
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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