Psicanálise

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : Geralmente emprega-se a palavra numinoso quando se quer nomear algo referente ao sagrado. Numinoso origina-se da palavra latina: ''Numen, nu...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: Geralmente emprega-se a [[palavra]] [[numinoso]] quando se quer [[nomear]] algo [[referente]] ao [[sagrado]]. [[Numinoso]] origina-se da [[palavra]] latina: ''Numen, numinis''. Tem diversos [[significados]] (1). Exemplos: [[ordem]], [[vontade]], permissão, [[vontade divina]], [[onipotência]] [[divina]], [[divindade]], [[estátua]] de uma [[divindade]], [[poder divino]], [[inspiração divina]], [[oráculo]], majestade. Num [[ditado]] famoso fica bem [[evidente]] o [[poder]] e a [[vontade divinos]]: " ''Nihil sine Dei numine geritur'': ''[[Nada]] se faz sem a [[vontade divina]]''. [[Vontade]] implica [[poder]]. Porém, não podemos confundir o [[poder]] e a [[vontade]] das forças [[divinas]] com o [[poder]] e a [[vontade]] da [[razão]] [[humana]], da [[consciência]] [[humana]]. Essa [[diferença]] é [[essencial]] para [[compreender]] todo o [[poder]] do [[Destino]] e a [[impotência]] [[humana]] diante dele. Este jamais significa uma força cega e do [[acaso]]. Acontece que o alcance do [[poder]] da [[vontade humana]] [[fundada]] na [[razão]] é [[impotente]] para alcançar o [[âmbito]] do [[poder]] e da [[vontade]] [[divinos]]. Na [[literatura]], um exemplo [[clássico]] é o [[personagem]] [[Édipo]], da [[tragédia]] de [[Sófocles]]: ''Rei Édipo''. Estas observações são importantes para compreendermos o alcance e [[limites]] da [[psicanálise]], sobretudo a [[freudiana]], que se [[fundamenta]] no [[poder]] da [[razão]] [[humana]] somente. Por isso [[Jung]], mais aberto ao [[mistério]] da [[alma]] [[humana]] ou [[psique]], criará o [[conceito]] de [[arquétipo]]. Diante disso tudo, só podemos afirmar o [[poder]] das [[obras de arte]] e o seu [[mistério]]. Qualquer [[teoria]] [[racional]] que as queira abarcar, classificando-as, se torna limitada e insuficiente. Por isso, é [[essencial]] se [[pensar]] uma [[Poética]], no lugar de uma mera [[Estética]] [[racional]] e [[conceitual]], que se mova somente nas [[questões]] e não nos [[conceitos]] [[racionais]].  
+
: Geralmente emprega-se a [[palavra]] [[numinoso]] quando se quer [[nomear]] algo [[referente]] ao [[sagrado]]. [[Numinoso]] origina-se da [[palavra]] latina: ''Numen, numinis''. Tem diversos [[significados]] (1). Exemplos: [[ordem]], [[vontade]], permissão, [[vontade divina]], [[onipotência]] [[divina]], [[divindade]], [[estátua]] de uma [[divindade]], [[poder divino]], [[inspiração divina]], [[oráculo]], majestade. Num [[ditado]] famoso fica bem [[evidente]] o [[poder]] e a [[vontade]] divinos: " ''Nihil sine Dei numine geritur'': ''[[Nada]] se faz sem a [[vontade divina]]''. [[Vontade]] implica [[poder]]. Porém, não podemos confundir o [[poder]] e a [[vontade]] das forças [[divinas]] com o [[poder]] e a [[vontade]] da [[razão]] [[humana]], da [[consciência]] [[humana]]. Essa [[diferença]] é [[essencial]] para [[compreender]] todo o [[poder]] do [[Destino]] e a [[impotência]] [[humana]] diante dele. Este jamais significa uma força cega e do [[acaso]]. Acontece que o alcance do [[poder]] da [[vontade humana]] [[fundada]] na [[razão]] é [[impotente]] para alcançar o [[âmbito]] do [[poder]] e da [[vontade]] [[divinos]]. Na [[literatura]], um exemplo [[clássico]] é o [[personagem]] [[Édipo]], da [[tragédia]] de [[Sófocles]]: ''Rei Édipo''. Estas observações são importantes para compreendermos o alcance e [[limites]] da [[psicanálise]], sobretudo a [[freudiana]], que se [[fundamenta]] no [[poder]] da [[razão]] [[humana]] somente. Por isso [[Jung]], mais aberto ao [[mistério]] da [[alma]] [[humana]] ou [[psique]], criará o [[conceito]] de [[arquétipo]]. Diante disso tudo, só podemos afirmar o [[poder]] das [[obras de arte]] e o seu [[mistério]]. Qualquer [[teoria]] [[racional]] que as queira abarcar, classificando-as, se torna limitada e insuficiente. Por isso, é [[essencial]] se [[pensar]] uma [[Poética]], no lugar de uma mera [[Estética]] [[racional]] e [[conceitual]], que se mova somente nas [[questões]] e não nos [[conceitos]] [[racionais]].  

Edição de 16h10min de 16 de Julho de 2019

1

Geralmente emprega-se a palavra numinoso quando se quer nomear algo referente ao sagrado. Numinoso origina-se da palavra latina: Numen, numinis. Tem diversos significados (1). Exemplos: ordem, vontade, permissão, vontade divina, onipotência divina, divindade, estátua de uma divindade, poder divino, inspiração divina, oráculo, majestade. Num ditado famoso fica bem evidente o poder e a vontade divinos: " Nihil sine Dei numine geritur: Nada se faz sem a vontade divina. Vontade implica poder. Porém, não podemos confundir o poder e a vontade das forças divinas com o poder e a vontade da razão humana, da consciência humana. Essa diferença é essencial para compreender todo o poder do Destino e a impotência humana diante dele. Este jamais significa uma força cega e do acaso. Acontece que o alcance do poder da vontade humana fundada na razão é impotente para alcançar o âmbito do poder e da vontade divinos. Na literatura, um exemplo clássico é o personagem Édipo, da tragédia de Sófocles: Rei Édipo. Estas observações são importantes para compreendermos o alcance e limites da psicanálise, sobretudo a freudiana, que se fundamenta no poder da razão humana somente. Por isso Jung, mais aberto ao mistério da alma humana ou psique, criará o conceito de arquétipo. Diante disso tudo, só podemos afirmar o poder das obras de arte e o seu mistério. Qualquer teoria racional que as queira abarcar, classificando-as, se torna limitada e insuficiente. Por isso, é essencial se pensar uma Poética, no lugar de uma mera Estética racional e conceitual, que se mova somente nas questões e não nos conceitos racionais.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) KOEHLER, Pe. H., S.J. Dicionário Escolar Latino - Português. Porto Alegre, Editora Globo, 1957, p. 543.
Ferramentas pessoais