Sintagma

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Paradigma e sintagma são palavras gregas usadas para expressar determinados fenômenos da vida social e não restritos à teoria lingüístico-gramatical. Sobressai no paradigma o processo de mostrar por comparação, daí a ideia modelo. Já o sintagma destaca a ordenação, a configuração. Os dois conceitos podem ser percebidos como dois eixos em tensão: sintagma como eixo horizontal e paradigma como eixo vertical. Neste sentido, foi explicitamente estudado por Jakobson e aplicado ao fenômeno lingüístico" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Paradigma e identidade". In: ------. Tempos de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 189.

2

"Paradigma é formado da preposição grega para'-, que significa: ao lado de; e do verbo deiknymi, que diz: fazer algo aparecer, mostrar. Já o conceito sintagma é composto da preposição: syn: com; e -tagma, do verbo: tasso, que significa: assinalar um lugar, daí que sintaxe quer dizer: ordenar um conjunto. Notamos que paradigma e sintagma não se excluem: os elementos do sintagma adquirem seu sentido na ordenação, enquanto manifestação do todo, isto é, do paradigma. O eixo vertical manifesta e põe em ordem os elementos do deiknymi, enquanto ações ocorridas e paralelas, mas ordenadas (tasso) umas às outras (syn), daí sintaxe. Os fatos percebidos horizontalmente são manifestações do eixo vertical. Os dados que aparecem são percebidos horizontalmente, daí a sensação linear de história, de mera sucessão de fatos" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Paradigma e identidade". In: ------. Tempos de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 189.
Ferramentas pessoais