Erro

De Dicionário de Poética e Pensamento

Tabela de conteúdo

1

O oposto do verdadeiro é o erro. Porém, muitas vezes simplifica-se o que significa verdade e verdadeiro como sendo o que não se apreende e explica logicamente. É importante ter bem consciente e em mente de que a verdade e o verdadeiro não dependem do lógico. Caso contrário, seria submeter a verdade à camisa de força da lógica. Esta é uma das possibilidades da riqueza de compreensão do logos, mas não a única. Portanto, devemos ter muito cuidado ao lidar com o denominado erro. Sobretudo quando este decorre da aplicação da epistemologia. No horizonte das questões: tempo e nada criativo, o erro nada diz, perde toda a consistência, porque também lhe falta a dimensão ética.


- Manuel Antônio de Castro.

2

"Error, erroris m. (errare) o errar, o vaguear; o vagabundear; volta, desvio, rodeio; erro, engano, equívoco; cegueira das paixões; desatino; dúvida, incerteza; tiro errado; falta moral; áliquis latet error, (no cavalo troiano) esconde-se algum ardil" (1). Como vemos, o substantivo latino error, erroris é rico de significados. Em geral, o erro também se atribui a quem não segue uma norma, uma regra. Por exemplo: as normas ou regras gramaticais (e quantos alunos são reprovados porque não souberam seguir tais normas ou regras). E os juízes quantas vezes não condenam porque determinada pessoa não seguiu as normas legais. Ora normas e regras expressam o que se estabeleceu como verdadeiro, como sendo o legal, o que está de acordo com a lei, e que é necessário seguir. E a palavra latina ainda se aplica a quem não tem um comportamento moral, remetendo para as normas sociais, ou seja, o que, socialmente, não é verdadeiro, correto. Mas o sentido do agir tem outras dimensões que estão para além do legal e da moral dos usos e costumes. Há o legítimo e o ético. E a questão da verdade e do verdadeiro tem muitas dimensões. Acima de tudo está o ser humano em sua essência e próprio.


- Manuel Antônio de Castro
(1) KOEHLER S. J., Pe. H. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro/Porto Alegre/São Paulo: Editora Globo, 7. e., p. 282.

3

" Erro 1 vaguear, andar sem rumo; errar o caminho; enganar-se, errar; vehementer errare, enganar-se redondamente; cometer uma falta moral" (1). Como vemos, o verbo correspondente a erro confirma largamente os seus significados. E certamente seria oportuno lembrar as marcantes palavras de Cristo, quando, segundo os Evangelhos, afirma: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Quem trilha os caminhos da verdade, não anda no erro.


- Manuel Antônio de Castro
(1) KOEHLER S. J., Pe. H. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro/Porto Alegre/São Paulo: Editora Globo, 7. e., p. 282.

4

"O que separa o erro da mentira, mostram os pesquisadores, é a intenção. O mentiroso, seja ele um negacionista profissional ou um disseminador de fake news, geralmente conhece a verdade. Negacionistas dizem propagar não uma mera interpretação histórica, mas a verdadeira História. Mas existe verdade histórica?" (1).


Referência:
(1) GABRIEL, Ruan de Sousa. A disputa pela verdadeira história. In: O GLOBO, Segundo Caderno, sábado, 8-5-2021, p.1.

5

"Lidar com o erro de forma tranquila nos torna pessoas menos obsessivas, portanto, menos chatas, o que é uma contribuição para a paz mundial".


Referência:
(1) MEDEIROS, Martha. "Sem medo de errar". Crônica publicada na Revista Ela, do jornal O Globo, p. 8. Rio de Janeiro, 6 de novembro de 2022.
Ferramentas pessoais