Errar

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

" Erro 1 vaguear, andar sem rumo; errar o caminho; enganar-se, errar; vehementer errare, enganar-se redondamente; cometer uma falta moral" (1). Como vemos, o verbo correspondente a erro confirma largamente os seus significados. E certamente seria oportuno lembrar as marcantes palavras de Cristo, quando, segundo os Evangelhos, afirma: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Quem trilha os caminhos da verdade, não anda no erro. Esclarecendo: os dicionários latinos enunciam o verbo através da 1a. pessoa do presente do indicativo, seguido de um número que indica a que conjugação pertence. No presente caso, o número 1 indica que o verbo errare é da primeira conjugação.


- Manuel Antônio de Castro
(1) KOEHLER S. J., Pe. H. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro/Porto Alegre/São Paulo: Editora Globo, 7. e., p. 282.

2

"Ora, errar faz parte do crescimento. As pessoas se enganam, brigam, falam sem pensar, magoam, pedem desculpas, e assim, aos tropeços, vai-se construindo uma identidade mais verdadeira, que se reconhece complexa, não perfeita.
"Ninguém sabe tudo, ninguém acerta o tempo todo - os fortes são os primeiros a reconhecer. Já os fracos se apegam a discursos laudatórios autorreferentes e a uma rigidez cuja única função é disfarçar sua vulnerabilidade. Se declaram acima dos mortais e ficam lá no topo, sozinhos. Este é o isolamento fatal" (1).


Referência:
(1) MEDEIROS, Martha. "Sem medo de errar". Crônica publicada na Revista Ela, do jornal O Globo, p. 8. Rio de Janeiro, 6 de novembro de 2022.
Ferramentas pessoais