Thanatos

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 11.
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 11.
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: '''Ver também'''
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: * [[Morte]].
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: "Em todo [[existir]] há sempre um [[motivo]], aquilo que nos move, comove e promove em tudo que fazemos e não fazemos: [[ser]] amando. Isso decorre de que não somos nós que nos movemos, mas o [[amar]] é que dá a [[energia]] e o [[sentido]] de todo mover. [[Amar]] é [[experienciar]]-se no [[entre]] ''[[Eros]]'' e ''[[Thanatos]]''. A [[consumação]] de ''[[Eros]]'' é ''[[Thanatos]]'', a [[morte]]. Esse é o [[abismo]] e [[perigo]] em que todo [[amante]], porque é [[mortal]], já está lançado" (1).
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: Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 293.
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: "A pouco e pouco se desenvolveu a [[ideia]] de uma ''[[Moira]]'' [[universal]], senhora inconteste do [[destino]] de todos os [[homens]]. Essa ''[[Moira]]'', sobretudo após as  [[epopeias]] homéricas, se projetou em três ''[[Moiras]]'', que poderíamos chamar de ''[[Queres]]'': ''[[Moira]]'' determina; as ''[[Queres]]'', como sua projeção, fiam o [[tempo]] de [[vida]] que já foi prefixado e ''[[Thanatos]]'' (v.), a [[Morte]], comparece, não como ''agente'', mas como ''executora''.
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: Essas três ''[[Queres]]'', Cloto, Láquesis e Átropos, possuem [[funções]] específicas, de acordo com a [[etimologia]] de cada uma delas: CLOTO, em grego ''Klotho'', do [[verbo]] ''klothein, fiar'' é a fiandeira por excelência. Segura o fuso e vai puxando o fio da [[vida]]; LAQUESIS, em grego ''Lakhesis'', do [[verbo]] ''lankhanein'', em sentido lato, ''sortear'', é a que enrola o fio da [[vida]] e sorteia o [[nome]] de quem vai perecer; ÁTROPOS, em grego ''Átropos'', de ''a'' (''a'', alfa privativo), ''não'', e do verbo ''trepein, voltar'', é a que ''não volta atrás'', a inflexível. Sua [[função]] é cortar o fio da [[vida]]" (1).
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: (1) BRANDÃO, Junito de Souza. ''Dicionário mítico-etimológico da Mitologia Grega'', volume II, J-Z, 3.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000, p. 141.

Edição atual tal como 22h39min de 8 de Dezembro de 2019

1

"A filosofia grega é uma experiência de Pensamento. Mas não é a única experiência grega de pensamento. Outra experiência grega de Pensamento é o Mito e a Mística. Uma outra, são os deuses e o extraordinário. Ainda uma outra é a Poesia e a Arte. Ainda outra é a Polis e a Politeia. A última, por ser no fundo a primeira experiência grega de Pensamento, é Vida e a Morte, Eros e Thanatos " (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 11.
Ver também
* Morte.

2

"Em todo existir há sempre um motivo, aquilo que nos move, comove e promove em tudo que fazemos e não fazemos: ser amando. Isso decorre de que não somos nós que nos movemos, mas o amar é que dá a energia e o sentido de todo mover. Amar é experienciar-se no entre Eros e Thanatos. A consumação de Eros é Thanatos, a morte. Esse é o abismo e perigo em que todo amante, porque é mortal, já está lançado" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 293.

3

"A pouco e pouco se desenvolveu a ideia de uma Moira universal, senhora inconteste do destino de todos os homens. Essa Moira, sobretudo após as epopeias homéricas, se projetou em três Moiras, que poderíamos chamar de Queres: Moira determina; as Queres, como sua projeção, fiam o tempo de vida que já foi prefixado e Thanatos (v.), a Morte, comparece, não como agente, mas como executora.
Essas três Queres, Cloto, Láquesis e Átropos, possuem funções específicas, de acordo com a etimologia de cada uma delas: CLOTO, em grego Klotho, do verbo klothein, fiar é a fiandeira por excelência. Segura o fuso e vai puxando o fio da vida; LAQUESIS, em grego Lakhesis, do verbo lankhanein, em sentido lato, sortear, é a que enrola o fio da vida e sorteia o nome de quem vai perecer; ÁTROPOS, em grego Átropos, de a (a, alfa privativo), não, e do verbo trepein, voltar, é a que não volta atrás, a inflexível. Sua função é cortar o fio da vida" (1).


Referência:
(1) BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da Mitologia Grega, volume II, J-Z, 3.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000, p. 141.