Espaço

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Pelo domínio dos conceitos ciéntíficos, onde domina a [[percepção]] de tudo que nos cerca e constitui o [[universo]], o espaço ficou reduzido a um significado dominante, perdendo-se seu [[sentido]] mais profundo, o [[humano]], que precede toda e qualquer determinação conceitual da [[ciência]]. Preceder diz aí possibilitar esses [[conceitos]], sem que eles abarquem toda a [[realidade]]. É o caso muito importante em nossa vida de algo fundamental: o espaço. Este em seu [[sentido]] [[originário]], manifestação do [[humano]] no vigorar da ''[[physis]]'' é [[lugar]], é [[habitação]]. Diz Heidegger: "Aquilo em que uma [[coisa]] devém é o que chamamos "espaço". Os gregos não possuem nenhuma [[palavra]] para dizer "espaço". Isso não é mero [[acaso]]. Fizeram a [[experiência]] do que é "espacial" não a partir da ''extensão'', mas do [[lugar]] (''topos''), como ''chora''. ''Chora'' não significa nem [[lugar]] nem espaço e, sim, o que é tomado e ocupado pelo que está em si mesmo. O lugar pertence à própria coisa em si mesma. As diversas [[coisas]], cada uma tem seu [[lugar]] [[próprio]]" (1). O espaço como [[lugar]] torna-se algo que vigora a partir do [[próprio]]. Então a [[questão]] do espaço é a questão do [[próprio]]. O que é o [[próprio]]?
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:Pelo domínio dos conceitos científicos, onde domina a [[percepção]] de tudo que nos cerca e constitui o [[universo]], o espaço ficou reduzido a um significado dominante, perdendo-se seu [[sentido]] mais profundo, o [[humano]], que precede toda e qualquer determinação conceitual da [[ciência]]. Preceder diz aí possibilitar esses [[conceitos]], sem que eles abarquem toda a [[realidade]]. É o caso muito importante em nossa vida de algo fundamental: o espaço. Este em seu [[sentido]] [[originário]], manifestação do [[humano]] no vigorar da ''[[physis]]'' é [[lugar]], é [[habitação]]. Diz Heidegger: "Aquilo em que uma [[coisa]] devém é o que chamamos 'espaço'. Os gregos não possuem nenhuma [[palavra]] para dizer 'espaço'. Isso não é mero [[acaso]]. Fizeram a [[experiência]] do que é 'espacial' não a partir da ''extensão'', mas do [[lugar]] (''topos''), como ''chora''. ''Chora'' não significa nem [[lugar]] nem espaço e, sim, o que é tomado e ocupado pelo que está em si mesmo. O lugar pertence à própria coisa em si mesma. As diversas [[coisas]], cada uma tem seu [[lugar]] [[próprio]]" (1). O espaço como [[lugar]] torna-se algo que vigora a partir do [[próprio]]. Então a [[questão]] do espaço é a questão do [[próprio]]. O que é o [[próprio]]?

Edição de 22h19min de 1 de março de 2017

1

"Espaço é, essencialmente, o fruto de uma arrumação, de um espaçamento, o que foi deixado em seu limite. O espaçado é o que, a cada vez, se propicia e, com isso, se articula, ou seja, o que se reúne da forma integradora através de um lugar, ou seja, através de uma coisa do tipo da ponte. Por isso, os espaços recebem sua essência dos lugares e não 'do' espaço" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Construir, habitar, pensar". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 134.


2

Pelo domínio dos conceitos científicos, onde domina a percepção de tudo que nos cerca e constitui o universo, o espaço ficou reduzido a um significado dominante, perdendo-se seu sentido mais profundo, o humano, que precede toda e qualquer determinação conceitual da ciência. Preceder diz aí possibilitar esses conceitos, sem que eles abarquem toda a realidade. É o caso muito importante em nossa vida de algo fundamental: o espaço. Este em seu sentido originário, manifestação do humano no vigorar da physis é lugar, é habitação. Diz Heidegger: "Aquilo em que uma coisa devém é o que chamamos 'espaço'. Os gregos não possuem nenhuma palavra para dizer 'espaço'. Isso não é mero acaso. Fizeram a experiência do que é 'espacial' não a partir da extensão, mas do lugar (topos), como chora. Chora não significa nem lugar nem espaço e, sim, o que é tomado e ocupado pelo que está em si mesmo. O lugar pertence à própria coisa em si mesma. As diversas coisas, cada uma tem seu lugar próprio" (1). O espaço como lugar torna-se algo que vigora a partir do próprio. Então a questão do espaço é a questão do próprio. O que é o próprio?


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 94.

3

"Aristóteles nomeia aquilo que nós chamamos de espaço com dois nomes diferentes [em grego]: Tópos e chora. Tópos é o espaço que um corpo ocupa imediatamente. Este espaço ocupado pelo corpo foi inicialmente configurado pelo corpo (soma). Este espaço tem os mesmos limites que o corpo. Uma observação a este propósito: o limite não é, para os gregos, aquilo pelo qual alguma coisa cessa e toma fim, mas aquilo a partir de onde alguma coisa começa, por onde ela tem seu acabamento. O espaço ocupado por um corpo, tópos, é o seu lugar" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Remarques sur art - sculpture - espace. Trad. do alemão por: Didier Franck. Paris: Rivages poche / Petite Bibliothèque, 2009, p. 18. Tradução do francês: Manuel Antônio de Castro.


4

"No sentido grego, o espaço é visto a partir do corpo, como sendo seu lugar, como o que contém o lugar. Cada corpo possui, entretanto, seu - próprio - lugar, um lugar que lhe é conforme" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Remarques sur art - sculpture - espace. Trad. do alemão por: Didier Franck. Paris: Rivages poche / Petite Bibliothèque, 2009, p. 18. Tradução do francês: Manuel Antônio de Castro.


5

"Espaço é algo espaçado, arrumado, liberado num limite, em grego péras. O limite não é onde uma coisa termina, mas como os gregos reconheceram, de onde alguma coisainício à sua essência. Isso explica por que a palavra grega para dizer conceito é horismós, limite. Espaço é, essencialmente, o fruto de uma arrumação, de um espaçamento, o que foi deixado em seu limite" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 134.
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