Ficção

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 08h25min de 8 de Setembro de 2017 por Profmanuel (Discussão | contribs)

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Aprender é aprender o que não pode ser ensinado. Ensinar é deixar que o que não pode ser ensinado ecloda, se desvele em cada um. Ficção vem do verbo latino fingere, figurar, dar figura. Toda figura, enquanto arte, ficção, só é figura se fizer o que não pode ser figurado eclodir, ser desvelado.


- Manuel Antônio de Castro

2

No conto de João Guimarães Rosa "Nada e a nossa condição" (1), ficção ou "fazer de conta" (2) é reinventar o real, "instaurar um novo mundo" (3). Isso aparece como nadificar . Nadificar significa "retirar as máscaras que vestimos" (4). Nadificar é a própria reinvenção do real, ou seja, nas palavras do personagem Tio Man'Antônio "fazer de conta". Aqui está o duplo significado de ficção: narrar para reinventar o real. A um tal narrar poderíamos denominar "ficção poética".


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) ROSA, Guimarães. "Nada e a nossa condição". In: Primeiras Estórias. 3. edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.
(2) Idem.
(3) Idem.
(4) Idem.

3

"Porque é através da leitura de romances, histórias e mitos que conseguimos entender as ideias que governam o mundo em que vivemos: é a ficção que nos dá acesso às verdades que a família, a escola e a sociedade mantêm veladas, ocultas; é a arte do romance que nos permite perguntar quem afinal realmente somos" (1).


Referência:
(1) PAMUK, Orhan. A maleta de meu pai. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 66.

4

“A ficção ao ser narrada reinventa o real, não se torna o outro lado da rua ou, para melhorar a metáfora, a outra margem do rio. Ficcionar é ser a correnteza criativa que molha tanto uma margem quanto a outra, alinhavando com sua força a narrativa de uma realidade múltipla, condensada no fino enleio do poetizar. O corporal de sua investida é trama que enreda dicotomias, transfigurando-as em circularidade: véu que se estende no encoberto do que se desvela” (1).


Referência:
(1) PESSANHA, Fábio Santana. A hermenêutica do mar – Um estudo sobre a poética de Virgílio de Lemos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013, pp. 127-8.


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"Não são só os infantes que fabulam, alguns adultos também. Também eles constroem narrativas fabulosas, imaginárias, ou, numa palavra geralmente mais aceita pelos teóricos literários, ficcionais. Até se fala em gênero ficcional, o que julgamos impróprio, pois a ficção não é um gênero, é a própria essência do literário. A ficcionalidade é a literariedade " (1).
Referência:


CASTRO, Manuel Antônio de. "Ficção e literatura infantil". In: ------------. Tempos de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 133.

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"Eis porque já podemos concluir: toda literatura é infantil se for, radicalmente, ficção. Atentemos bem, o prefixo in- não indica uma negação radical, assim como o infante não nega o homem. Pelo contrário, aponta, indicia o fabuloso, o imaginário, porque, como já dissemos, não no discurso, mas na Linguagem, o homem mora e cresce" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ficção e literatura infantil". In: ------------. Tempos de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 133.


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"O que é ficção? Distingamos logo: embora todo literário seja ficcional, nem toda "ficção" é literária. Para melhor compreender esse truísmo é que se faz necessário tematizar o âmbito da ficção.
O literário é uma realidade ficcional. Ficção é derivado do verbo latino fingere. Este verbo apresenta quatro acepções inter-relacionadas: formar; educar; imaginar; fingir ou dissimular. As duas últimas significações, imaginar e fingir, de imediato, parecem ser as que melhor traduzem o que se entende normal e correntemente por ficção, embora o fingir provoque relutância. No entanto, só a reunião das quatro acepções pode configurar e apreender adequadamente a ficção literária" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ficção e literatura infantil". In: ------------. Tempos de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 134.
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