Mal

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: [[Estar]] sem [[ser]] ainda não é [[sentido]]. Tal carência é o mal. É então que se discerne o [[ético]], que nada mais é do que a [[morada]] no [[sagrado]], [[medida]] que a [[morte]] faz vigorar.
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: "No [[princípio]] de tudo a [[ação]]. O [[agir]] [[humano]] é empenho e conquista de [[ser]], é [[percepção]] e [[vivência]] de não ser na experiência de [[vir a ser]]. O [[homem]] não faz apenas bem e /ou mal as [[coisas]] que faz. Ele faz também um [[bem]] e/ou um [[mal]] a si mesmo e aos [[outros]]. Mas em tudo que venha a [[fazer]] e/ou deixar de [[fazer]] lhe chega sempre um convite radical, o convite de [[fazer]] o [[bem]] e evitar o [[mal]]. É neste sentido que, na dinâmica de todo [[agir]] [[humano]], vive um tríplice apelo: [[fazer]] [[bem]], [[fazer]] um [[bem]], fazer o [[bem]]. Assim, a [[ética]], em que mora todo [[agir]] dos [[homens]], consiste em [[fazer]] o [[bem]] e evitar o [[mal]] em tudo." (1).
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:- [[Manuel Antônio de Castro]].
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O Édipo em Píndaro e Freud". In: -----. ''Filosofia contemporânea''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2013, p. 63.

Edição de 01h29min de 8 de Setembro de 2017

1

O mal não é relativo. Relativa é a visão do mal. O bem não é relativo. Relativa é a visão do bem. O ético é o bem. A falta do ético é o mal. Nem o mal nem o bem são relativos. Vigem na presença ou ausência do ético. A professora entrou na sala de aula e expôs para os alunos um copo com água, que ocupava exatamente a metade do copo. Perguntou à Juliana:
- O copo está cheio ou vazio?
- Eu acho que está cheio até a metade.
- E você, Júlio, o que acha? Está cheio ou vazio?
- Eu acho que está vazio pela metade.
Qual dos dois alunos tem razão? Os dois. Isso é evidente. O que não é tão evidente e, no entanto, mais verdadeiro, é que os dois alunos só podem discordar porque o real precede as suas visões e tanto se oferece à visão como cheio e como vazio. Essa doação do real não é relativa. A ambiguidade não está na visão, mas no ser que tanto se dá como vazio quanto como cheio. E a nossa visão do cheio ou do vazio só vem de nós na medida em que sendo e não-sendo somos também uma doação do ser. Por isso a arte é ética, porque radica no ser/não-ser e não na visão que cada um tem. é no horizonte do ético que se decide a presença do mal. Mas jamais confundir o ético / ética com a moral.


- Manuel Antônio de Castro.


2

Estar sem ser ainda não é sentido. Tal carência é o mal. É então que se discerne o ético, que nada mais é do que a morada no sagrado, medida que a morte faz vigorar.


- Manuel Antônio de Castro.


3

"No princípio de tudo a ação. O agir humano é empenho e conquista de ser, é percepção e vivência de não ser na experiência de vir a ser. O homem não faz apenas bem e /ou mal as coisas que faz. Ele faz também um bem e/ou um mal a si mesmo e aos outros. Mas em tudo que venha a fazer e/ou deixar de fazer lhe chega sempre um convite radical, o convite de fazer o bem e evitar o mal. É neste sentido que, na dinâmica de todo agir humano, vive um tríplice apelo: fazer bem, fazer um bem, fazer o bem. Assim, a ética, em que mora todo agir dos homens, consiste em fazer o bem e evitar o mal em tudo." (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O Édipo em Píndaro e Freud". In: -----. Filosofia contemporânea. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2013, p. 63.
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