Adequação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: O [[raciocinar]] se move [[sempre]] no que pode [[ser]] [[claro]] e passível de [[conhecimento]] enquanto [[conceito]], daí tal [[conhecimento]] basear-se na [[verdade]] por [[adequação]], ou seja, na “adaequatio rei et intellectus”, expressão latina da [[filosofia]] [[medieval]] que diz: a [[verdade]] é a [[adequação]] da [[coisa]]/[[real]] ao [[intelecto]]. Tal [[adequação]] é o resultado do [[exercício]] da [[razão]] enquanto no [[juízo]] profere [[algo]] de [[lógico]], ou seja, o que é passível de comprovação e [[exatidão]] [[racional]], isto é, [[lógico]], [[verdadeiro]]. Então [[adequação]] diz equivalência.
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: A [[proposição]] será desde a [[sofística]] e o [[Helenismo]] o [[lugar]] da [[verdade]]. E [[algo]] será [[verdadeiro]] quando houver ''[[homoíosis]]'' [[entre]] ''o que é'' e ''o como se conhece'' e ''o como se diz''. ''[[Homoíosis]]'' foi traduzida para o latim como ''adaequatio'', [[adequação]]. A [[verdade]] passará a [[ser]] a [[adequação]] [[entre]] [[forma]] e [[conteúdo]] (razão), entre [[enunciado]] e [[enunciação]] (discurso), [[entre]] [[sujeito]] e [[predicativo]], na [[proposição]].  

Edição atual tal como 21h41min de 27 de Maio de 2025

Tabela de conteúdo

1

O raciocinar se move sempre no que pode ser claro e passível de conhecimento enquanto conceito, daí tal conhecimento basear-se na verdade por adequação, ou seja, na “adaequatio rei et intellectus”, expressão latina da filosofia medieval que diz: a verdade é a adequação da coisa/real ao intelecto. Tal adequação é o resultado do exercício da razão enquanto no juízo profere algo de lógico, ou seja, o que é passível de comprovação e exatidão racional, isto é, lógico, verdadeiro. Então adequação diz equivalência.


- Manuel Antônio de Castro

2

A proposição será desde a sofística e o Helenismo o lugar da verdade. E algo será verdadeiro quando houver homoíosis entre o que é e o como se conhece e o como se diz. Homoíosis foi traduzida para o latim como adaequatio, adequação. A verdade passará a ser a adequação entre forma e conteúdo (razão), entre enunciado e enunciação (discurso), entre sujeito e predicativo, na proposição.


- Manuel Antônio de Castro.

3

A questão da linguagem enquanto representação, que começa como homoíosis (semelhança, da qual surge o conceito de verdade por adequação), ou seja, como instrumento representacional, se exacerba na pós-modernidade. De mediação entre a "coisa" e o conceito, ela se torna cada vez mais autônoma e passando a ser não só um instrumento de representação, em função da coisa transformada em instrumento, ela mesma substitui a coisa e passa a ser o "real".


- Manuel Antônio de Castro.

4

"E desde há muito tempo, para o pensamento ocidental, verdade significa adequação da representação pensante com a coisa: adequatio intellectus et rei" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A teoria platônica da verdade". In: -----. Marcas do caminho. Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Vozes / Petrópolis, 2008, p. 228.
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