Mal
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : - [[Manuel Antônio de Castro]]. |
Edição de 00h52min de 20 de Outubro de 2017
1
- "O mal ou o bem, estão é em quem faz; não é no efeito que dão" (1).
- Referência:
- (1) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 6. e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 77.
2
- Estar sem ser ainda não é sentido. Tal carência é o mal. É então que se discerne o ético, que nada mais é do que a morada no sagrado, medida que a morte faz vigorar.
3
- "No princípio de tudo a ação. O agir humano é empenho e conquista de ser, é percepção e vivência de não ser na experiência de vir a ser. O homem não faz apenas bem e /ou mal as coisas que faz. Ele faz também um bem e/ou um mal a si mesmo e aos outros. Mas em tudo que venha a fazer e/ou deixar de fazer lhe chega sempre um convite radical, o convite de fazer o bem e evitar o mal. É neste sentido que, na dinâmica de todo agir humano, vive um tríplice apelo: fazer bem, fazer um bem, fazer o bem. Assim, a ética, em que mora todo agir dos homens, consiste em fazer o bem e evitar o mal em tudo." (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O Édipo em Píndaro e Freud". In: -----. Filosofia contemporânea. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2013, p. 63.
4
- O mal não é relativo. Relativa é a visão do mal. O bem não é relativo. Relativa é a visão do bem. O ético é o bem. A falta do ético é o mal. Nem o mal nem o bem são relativos. Vigem na presença ou ausência do ético. A professora entrou na sala de aula e expôs para os alunos um copo com água, que ocupava exatamente a metade do copo. Perguntou à Juliana:
- - O copo está cheio ou vazio?
- - Eu acho que está cheio até a metade.
- - E você, Júlio, o que acha? Está cheio ou vazio?
- - Eu acho que está vazio pela metade.
- Qual dos dois alunos tem razão? Os dois. Isso é evidente. O que não é tão evidente e, no entanto, mais verdadeiro, é que os dois alunos só podem discordar porque o real precede as suas visões e tanto se oferece à visão como cheio e como vazio. Essa doação do real não é relativa. A ambiguidade não está na visão, mas no ser que tanto se dá como vazio quanto como cheio. E a nossa visão do cheio ou do vazio só vem de nós na medida em que sendo e não-sendo somos também uma doação do ser. Por isso a arte é ética, porque radica no ser/não-ser e não na visão que cada um tem. é no horizonte do ético que se decide a presença do mal. Mas jamais confundir o ético / ética com a moral.