Integração

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: No [[poema]] de Fernando Pessoa "Para ser grande..." ele diz :"sê inteiro". Esta [[palavra]] provém da [[palavra]] latina: ''integrum'', de onde se forma outra [[palavra]] portuguesa importante, que esclarece [[dimensões]] [[essenciais]] do [[inteiro]] como [[uno]] e [[unidade]]: [[íntegro]]. Derivam ainda as [[palavras]] [[integração]] e [[integrante]], sempre tendendo para uma [[unidade]] e [[identidade]], expressa na [[palavra]] latina com o [[significado]] de [[inteiro]]. O oposto da [[integração]] é a [[desintegração]]. [[Integração]] diz sempre [[unidade]] das [[diferenças]].  É que aqui o [[uno]] ou [[inteiro]] recebe a [[dimensão]] [[ética]]. Torna-se, por exemplo, o núcleo da [[palavra]] [[desintegração]]. Em [[filosofia]], [[inteiro]], como [[uno]], torna-se um dos quatro [[transcendentais]]. Pode-se ligar a "[[inteiro]]": a) Toda [[questão]] do [[erro]], do [[Ética|ético]], do [[agir]], do [[ser]] como [[ente]], ou seja, toda [[questão]] da [[verdade]]. b) Estas [[questões]] de a) convocam as [[questão|questões]] de: [[medida]], [[dimensão]], [[entre]], [[lugar]], [[mundo]], [[homem]], [[permanência]], [[ente]]/não-ente, [[forma]]/não-forma. Para isso é [[essencial]] [[ler]] dois [[ensaios]] do [[pensador]] [[Heidegger]]: "A essência da verdade" (1) e "... poeticamente o homem habita..." (2).
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: (1) HEIDEGGER, Martin. "A essência da verdade". In: ______. ''Os Pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
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: (1) [[HEIDEGGER]], Martin.''' "A [[essência]] da [[verdade]]". In: ______. Os [[Pensadores]]. São Paulo: Abril Cultural, 1979.'''
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: (2) ______. " ...poeticamente o homem habita..." In: ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.
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: (2) ______.''' " ...[[poeticamente]] o [[homem]] habita..." In: [[Ensaios]] e Conferências. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.'''
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: "A [[integração]] não depende apenas da [[forma]] como somos recebidos, mas também da nossa capacidade em [[acolher]] o [[outro]] dentro de nós - em permitir que esse [[outro]] nos transforme. O [[outro]] não começa onde [[eu]] termino, começa onde [[eu]] me abro. Isto vale para os dois lados da equação" (1).
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: (1) AGUALUSA, José Eduardo. ''' "Crônica: AS HISTÓRIAS QUE AINDA NÃO ESCUTAMOS". In: Segundo Caderno. O Globo, Sábado 19.7.2025, p. 6". '''

Edição atual tal como 21h06min de 19 de Julho de 2025

1

No poema de Fernando Pessoa "Para ser grande..." ele diz :"sê inteiro". Esta palavra provém da palavra latina: integrum, de onde se forma outra palavra portuguesa importante, que esclarece dimensões essenciais do inteiro como uno e unidade: íntegro. Derivam ainda as palavras integração e integrante, sempre tendendo para uma unidade e identidade, expressa na palavra latina com o significado de inteiro. O oposto da integração é a desintegração. Integração diz sempre unidade das diferenças. É que aqui o uno ou inteiro recebe a dimensão ética. Torna-se, por exemplo, o núcleo da palavra desintegração. Em filosofia, inteiro, como uno, torna-se um dos quatro transcendentais. Pode-se ligar a "inteiro": a) Toda questão do erro, do ético, do agir, do ser como ente, ou seja, toda questão da verdade. b) Estas questões de a) convocam as questões de: medida, dimensão, entre, lugar, mundo, homem, permanência, ente/não-ente, forma/não-forma. Para isso é essencial ler dois ensaios do pensador Heidegger: "A essência da verdade" (1) e "... poeticamente o homem habita..." (2).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A essência da verdade". In: ______. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
(2) ______. " ...poeticamente o homem habita..." In: Ensaios e Conferências. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

2

"A integração não depende apenas da forma como somos recebidos, mas também da nossa capacidade em acolher o outro dentro de nós - em permitir que esse outro nos transforme. O outro não começa onde eu termino, começa onde eu me abro. Isto vale para os dois lados da equação" (1).


Referência:
(1) AGUALUSA, José Eduardo. "Crônica: AS HISTÓRIAS QUE AINDA NÃO ESCUTAMOS". In: Segundo Caderno. O Globo, Sábado 19.7.2025, p. 6".
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