Pôr

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 200.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "O [[ser]], o [[agir]] e o [[humano]]". In: ---------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 200.'''
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Edição de 18h46min de 6 de fevereiro de 2025

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"Caminho de passagens e paragens quer dizer aqui o processo poético de incorporação do que cada ser humano já desde sempre é no que lhe é próprio, em sua identidade de diferenças. Por isso, a incorporação pressupõe passagens e paragens. Estas indicam um movimento poético de ascensão e descensão, de desvelamento e velamento, de pôr e depor, que vão dando corpo ao que somos, e este não deve ser confundido com organismo" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 200.

2

"Quando sei algo acerca de um ente, ponho um saber acerca daquilo que o ente é em si" (1).
É esse pôr que precisa ser pensado e ele, em geral, não o é. Um dos sentidos do verbo legein, de onde se originou o substantivo verbal logos, é pôr. E o sentido de logos é linguagem, sentido. Então o pôr só acontece na medida em que a temos a a linguagem agindo, sendo impossível a pergunta se não for já no vigorar da linguagem, o sentido do ser. Tanto pensamento quanto poiesis se centralizam nessa questão do pôr.


- Manuel Antônio de Castro.
 : Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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