Dianoia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: ''Dianoia'' é uma palavra-chave em Parmênides. Forma-se do [[verbo]] ''noiein'', de onde se formou também o [[substantivo]] ''noesis'' e ''[[nous]]''. É uma [[palavra]] tão fundadora quanto foi e é ''[[logos]]''. E as duas se implicam essencialmente. Para introduzirmos o riquíssimo âmbito do que é ''dianoia'', podemos dizer que pode significar: [[pensamento]], [[escuta]], [[silêncio]], musicalidade, [[harmonia]], [[ação]], [[imaginação]], [[sentido]], [[compreensão]], ''[[poiesis]]''. Tanto em ''dia-noia'' quanto em ''dia-logos'' temos a presença do prefixo ''dia-'', que significa: [[entre]], através de, para. Este para indica o processo de ''arche'' e ''telos''. É neste sentido que podemos caracterizar o [[ser humano]] e sua caminhada poética como a ''[[aletheia]]'' de ''dianoia'' e ''[[diálogo]]'' daquilo que é e recebeu para [[ser]]. Deve ficar bem claro que entre as duas [[palavras]] há uma  profunda interconectividade, considerando que o [[universo]] acontece poeticamente, isto é, num processo contínuo e originário.
- [[Manuel Antônio de Castro]]
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: "O que permite a [[escuta]] como [[identidade]] das [[diferenças]]? [[Platão]] dirá que isso ocorre porque há um [[conhecimento]] prévio ou, em [[grego]]: ''[[dianoia]]'' (''dia-noia'') ou [[pré-compreensão]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "O [[ser]], o [[agir]] e o [[humano]]". In: ---------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 202.'''

Edição atual tal como 22h01min de 20 de janeiro de 2025

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Dianoia é uma palavra-chave em Parmênides. Forma-se do verbo noiein, de onde se formou também o substantivo noesis e nous. É uma palavra tão fundadora quanto foi e é logos. E as duas se implicam essencialmente. Para introduzirmos o riquíssimo âmbito do que é dianoia, podemos dizer que pode significar: pensamento, escuta, silêncio, musicalidade, harmonia, ação, imaginação, sentido, compreensão, poiesis. Tanto em dia-noia quanto em dia-logos temos a presença do prefixo dia-, que significa: entre, através de, para. Este para indica o processo de arche e telos. É neste sentido que podemos caracterizar o ser humano e sua caminhada poética como a aletheia de dianoia e diálogo daquilo que é e recebeu para ser. Deve ficar bem claro que entre as duas palavras há uma profunda interconectividade, considerando que o universo acontece poeticamente, isto é, num processo contínuo e originário.


- Manuel Antônio de Castro

2

"O que permite a escuta como identidade das diferenças? Platão dirá que isso ocorre porque há um conhecimento prévio ou, em grego: dianoia (dia-noia) ou pré-compreensão" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 202.
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