Tragédia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "[[Vida]] é, pois, atividade, [[acontecimento]] que se dá no [[presente]] contínuo de sua efetivação: vida é [[verbo]] realizando-se: falando, andando, ouvindo, amando, fazendo, morrendo. O [[tempo]] próprio da [[vida]] é o gerúndio. A [[tragédia]] é, nesta [[perspectiva]], a [[imitação]] da [[vida]] no que ela tem de mais central, no que a distingue: a [[ação]]" (1).
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: (1) FRANCALANCI, Carla. "Antígona e as leis não escritas". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157: ''Caminhos da ética'', abr.-jun., 2004, p. 46.
: (1) FRANCALANCI, Carla. "Antígona e as leis não escritas". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157: ''Caminhos da ética'', abr.-jun., 2004, p. 46.
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: "A [[tragédia]] não descreve [[ação|ações]] da "[[vontade]]" pura e simplesmente de um qualquer particular, mas aquelas que são ditadas por uma ordem, um [[princípio]]: seja a [[família]], o [[poder]], a [[cidade]], os [[deuses]]" (1).
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: (1) FRANCALANCI, Carla. "Antígona e as leis não escritas". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157: ''Caminhos da ética'', abr.-jun., 2004, p. 46.
: (1) FRANCALANCI, Carla. "Antígona e as leis não escritas". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157: ''Caminhos da ética'', abr.-jun., 2004, p. 46.
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: "A [[tragédia]] é um [[gênero]] [[teatral]] surgido na [[Grécia]] Antiga no século VI a.C., no governo de Pisístrato. Ele teria como [[origem]] o [[ditirambo]], os [[cantos]] e [[danças]] [[culturais]] em louvor de [[Dioniso]]. O [[nome]] seria composto de ''trágos'' (bode) e ''oídé'' (canto), significando, assim, o "canto do bode". O [[termo]] faz menção tanto ao [[animal]] sacrificado nos [[cultos]] quanto aos [[sátiros]], seres meio [[humanos]], meio bodes, que acompanhavam o [[deus]]" (1).
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: FERRRAZ, Antônio Máximo. "O trágico como dança de vida e morte". In: In: FAGUNDES, Igor e OUTROS (Org.). ''Entre Pares - Partilhas em Dança & Outros Movimentos''. Guaratinguetá/SP: Penalux, 2019, p. 84.
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: "A mais antiga [[tragédia]] conservada é '''Os Persas''', de [[Ésquilo]], encenada pela primeira vez em 472 a.C." (1).
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: FERRRAZ, Antônio Máximo. "O trágico como dança de vida e morte". In: In: FAGUNDES, Igor e OUTROS (Org.). '''Entre Pares - Partilhas em Dança & Outros Movimentos'''. Guaratinguetá/SP: Penalux, 2019, p. 85, em nota 1, ao pé da página.
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: "Dos [[ritos]] [[dionisíacos]] nos advêm os [[dramas]] satíricos e, posteriormente, as [[tragédias]], a mais profunda manifestação do embate do [[humano]] com a ''[[hýbris]]'', com a [[desmedida]]. Nesse embate o [[ser humano]] conhece a [[medida]] do [[ser]] [[feliz]] ou ter um final [[trágico]]. O que o [[trágico]] tem a ver com a [[morte]]? O que tudo isso significa?" (1).
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: Referência bibliográfica:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Midas da morte ou do ser feliz". In: -------. '''Arte: o humano e o destino'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 190.

Edição atual tal como 02h23min de 24 de Abril de 2021

Tragédia: ver também Trágico

Tabela de conteúdo

1

"Vida é, pois, atividade, acontecimento que se dá no presente contínuo de sua efetivação: vida é verbo realizando-se: falando, andando, ouvindo, amando, fazendo, morrendo. O tempo próprio da vida é o gerúndio. A tragédia é, nesta perspectiva, a imitação da vida no que ela tem de mais central, no que a distingue: a ação" (1).


Referência:
(1) FRANCALANCI, Carla. "Antígona e as leis não escritas". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157: Caminhos da ética, abr.-jun., 2004, p. 46.

2

"A tragédia não descreve ações da "vontade" pura e simplesmente de um qualquer particular, mas aquelas que são ditadas por uma ordem, um princípio: seja a família, o poder, a cidade, os deuses" (1).


Referência:
(1) FRANCALANCI, Carla. "Antígona e as leis não escritas". In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157: Caminhos da ética, abr.-jun., 2004, p. 46.

3

"A tragédia é um gênero teatral surgido na Grécia Antiga no século VI a.C., no governo de Pisístrato. Ele teria como origem o ditirambo, os cantos e danças culturais em louvor de Dioniso. O nome seria composto de trágos (bode) e oídé (canto), significando, assim, o "canto do bode". O termo faz menção tanto ao animal sacrificado nos cultos quanto aos sátiros, seres meio humanos, meio bodes, que acompanhavam o deus" (1).


Referência:
FERRRAZ, Antônio Máximo. "O trágico como dança de vida e morte". In: In: FAGUNDES, Igor e OUTROS (Org.). Entre Pares - Partilhas em Dança & Outros Movimentos. Guaratinguetá/SP: Penalux, 2019, p. 84.

4

"A mais antiga tragédia conservada é Os Persas, de Ésquilo, encenada pela primeira vez em 472 a.C." (1).


Referência:
FERRRAZ, Antônio Máximo. "O trágico como dança de vida e morte". In: In: FAGUNDES, Igor e OUTROS (Org.). Entre Pares - Partilhas em Dança & Outros Movimentos. Guaratinguetá/SP: Penalux, 2019, p. 85, em nota 1, ao pé da página.

5

"Dos ritos dionisíacos nos advêm os dramas satíricos e, posteriormente, as tragédias, a mais profunda manifestação do embate do humano com a hýbris, com a desmedida. Nesse embate o ser humano conhece a medida do ser feliz ou ter um final trágico. O que o trágico tem a ver com a morte? O que tudo isso significa?" (1).


Referência bibliográfica:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Midas da morte ou do ser feliz". In: -------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 190.
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